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Google anuncia medidas de para combater ‘fake news’ e desinformações nas eleições de 2022

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De acordo com a plataforma, os anúncios relacionados às eleições serão verificados quanto a sua autoria. Em coletiva de imprensa (15/10), as medidas tomadas pela plataforma visam combater a desinformação e propagação de fake news, a fim de ajudar a garantir um processo eleitoral democrático no Brasil durante as eleições de 2022.

Google anuncia medidas de combate a desinformação nas eleições de 2022

Faltando apenas um ano para o próximo pleito no país, a empresa multinacional anunciou que todos os dados de anunciantes que pagarem por anúncios relacionados às eleições terão seus anúncios e informações verificados. Com os dados dessas verificações, a plataforma irá disponibilizar um relatório de transparência acessível a todos que tiverem interesse em checar essas informações.

Esta medida começa a ser obrigatória a partir de 17 de novembro de 2021. Com a novidade, aqueles que desejarem fazer anúncios em qualquer plataforma do Google sobre os partidos políticos, titulares de cargos públicos eletivos e candidatos terão que enviar algumas documentações à empresa para comprovar que ele é quem diz ser.

O relatório de transparência provavelmente será disponibilizado no primeiro semestre de 2022. Neste relatório, por exemplo, as pessoas interessadas poderão consultar quanto foi gasto em propagandas, quantos anúncios foram exibidos e quantas pessoas foram atingidas.

Entenda o combate à desinformação que a Google está disposta a colocar em prática a partir de novembro deste ano

O Google, na preparação para as eleições que ocorrerão ano que vem, tem uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2014. Por meio desta parceria, o Google oferece cursos de capacitação para os servidores do tribunal que, para 2022, já começaram.

É oferecido também meios para que as informações fiquem mais acessíveis para os eleitores.

Saiba o que aconteceu nas eleições passadas quanto as informações

Nas eleições passadas foram disponibilizados painéis para tirar dúvidas sobre como votar. O recursos foi visualizado 9 milhões de vezes, o que demonstrou grande valor no acesso à informação do povo brasileiro na hora de votar.

De acordo com Karen Duque, gerente de políticas públicas Google Brasil, “Nós acreditamos que cidadãos melhores informados são mais engajados para tomar melhores decisões na hora do voto”.

Através dessa parceria, o TSE tem tentado diminuir os efeitos da disseminação de desinformação e fake news sobre as eleições.

Aline Osório, secretária-geral da Presidência do TSE, diz que o programa de combate à desinformação do tribunal é finalista do Prêmio Innovare, que tinha sido criado com foco nas eleições de 2020, porém ele se tornou permanente. Ela ressalta que: “Ficou evidente que a desinformação não se restringe ao período eleitoral. Essa desinformação que tenta enfraquecer as bases da democracia é contínuo, então precisamos de ações para mitigar os efeitos negativos desde já”.

O programa possui cerca de três eixos, que é informar, capacitar e responder. Por isso, o TSE conta com parceria de mais de 70 instituições da sociedade civil para desenvolver esse trabalho a fim de diminuir as desinformações ocorridas não só nas eleições, mas também em diversos outros setores. Tais desinformações ameaçam a democracia.

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