Últimas Notícias

Entenda a situação do Carnaval 2022

Publicado

em

As incertezas acerca do carnaval de 2022 tem afetado não só os municípios e os estados, mas também o setor de turismo.

Presidente Bolsonaro sobre o Carnaval de 2022

Em uma entrevista realizada na quinta-feira (25) à Rádio Sociedade da Bahia, transmitida ao vivo pelas redes sociais do presidente, o presidente da República afirmou que é contra a realização do Carnaval nos estados brasileiros em 2022. As declarações dadas pelo presidente foram:  “Por mim, não teria Carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica”, como também declarou que “a economia quebra de vez se houver lockdown por causa da nova onda de Covid-19”.

Bolsonaro se referiu à decisão do STF que deu autonomia aos estados e municípios para decidirem sobre as ações de enfrentamento à pandemia. Durante a entrevista, o presidente ainda relembrou o que aconteceu no ano passado quando ele declarou emergência no auge da pandemia, mas os governadores e prefeitos ignoraram e realizaram o Carnaval.

Nova onda de Covid-19 na Europa

A Europa tem enfrentado uma nova onda de Covid-19, tendo de volta as restrições impostas em alguns países. O presidente ainda manifestou preocupação com a economia. “Estou vendo que alguns países da Europa estão retomando medidas de lockdown. Se houver outro lockdown no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia”, disse.

A nova onda do vírus pela Europa tem feito com que as medidas de segurança e restrição voltassem à tona para controlar os níveis altos de indicadores.

Carnaval cancelado em cidades do interior

Cerca de 45 cidades paulistas já anunciaram o cancelamento da realização do Carnaval em 2022 em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com a reportagem do R7, entre os municípios, em sua maioria do interior, grande parte justificou que a decisão tomada é por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19. A decisão visa evitar aglomerações e a maior transmissibilidade do novo coronavírus, nada menos do que receio de uma nova onda da doença.

Apesar da recente queda no número de internações e mortes por Covid-19, as prefeituras ainda temem uma nova onda de contaminação. Entretanto, a capital ainda aguarda a aprovação dos órgãos de saúde para confirmar as festividades.

Por conta dessa incerteza, o setor de turismo tem sido afetado.

Cancelamento do Carnaval deixa de movimentar R$ 8 bilhões

Pelo menos R$ 8 bilhões poderão deixar de circular na economia com o cancelamento das festas de Carnaval.  Essa foi a estimativa da contribuição da festa à Economia feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em relação ao evento realizado em 2020.

A festa proporciona uma razoável contribuição à Economia, por conta disso há diversas incertezas acerca de sua realização.

Além do mais, por ser uma festa com aglomerações o risco de transmissão do vírus é alto. É recomendado pela FioCruz que ao menos 70% da população esteja vacinada para que ocorra algum carnaval, por exemplo, o Carnaval de Salvador que terá que bater essa meta para que a realização do evento ocorra e seja aprovada pelos órgãos de saúde.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile