Últimas Notícias
Descoberto novo esquema para entrar ilegalmente nos EUA
A reportagem é do Fantástico que mostrou como agia o “Rei dos Coiotes” para levar pessoas a entrarem ilegalmente nos EUA. De acordo com as investigações de Mohamed Saigg, Raphael Nascimento e Pedro Figueiredo bandidos criavam famílias alugadas.
Logo, eles alugavam crianças, arranjavam casamentos e montavam famílias de mentira para driblar as novas regras de migração no país norte americano. Ao todo, 216 pessoas participaram do tráfico de pessoas. Atualmente, a imigração ilegal movimentou cerca de R$8 bilhões, segundo levantamento da Polícia Federal. Com ajuda da Interpol foi descoberto esse novo esquema que driblava as regras de fiscalização da fronteira norte americana.
Além disso, de acordo com as investigações, as pessoas chegavam aos EUA já com a solicitação de refúgio e casamentos arranjados prontos para se legalizarem no país. O que chamou atenção das autoridades dos EUA e brasileiras também.
Logo, a quadrilha auxiliava diferentes nacionalidades a entrarem no país, existem conversas que denunciavam pessoas vindo de outros países, ficando no Brasil e sendo encaminhadas para os EUA.
Com isso, ao total foram emitidos 400 documentos de passaporte emitidos para o golpe em um período de dois anos de golpe. Exemplos de casos suspeitos nesse tempo foram muitos, um em específico chamou bastante atenção das autoridades.
Aumento dos brasileiros que tentam entrar no EUA em 2021
Em 2019 foram apreendidos 17.893 brasileiros na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Em 2021, foram apreendidos 46.280 até setembro, representando um grande aumento em relação a dois anos atrás. Além disso, não é uma aventura barata, uma pesquisa constatou que brasileiros pagam até R$100 mil. Existem famílias que vendem suas casas, carro para tentarem entrar no país norte americano.
Um senador republicano afirmou que a imigração de brasileiros mudou, se antes eram por questão econômica, hoje o cenário mudou. “Tivemos 40 mil brasileiros passando só pela faixa de Yuma, com direção a Connecticut, usando roupas de grife e bolsas da Gucci. Isso não é mais uma imigração por motivos econômicos”
Seu assessor ainda afirmou que “vimos bagagens e roupas que são extremamente incomuns para alguém que está fazendo uma longa travessia pelo deserto para chegar aos Estados Unidos”. A entrada mais comum dos brasileiros é por Yuna em direção a Connecticut e Orlando, onde é conhecido pelo grande número de estrangeiros vivendo no local. Com isso, muitos buscam uma vida nova e acabam enganados por esses golpistas.
Logo, são abandonados no país sem documentos e sem direção para viverem nos Estados Unidos. Em julho, foram resgatados 48 brasileiros que entraram pelo estado da Califórnia pela fronteira com o México.
De acordo com os policiais, os brasileiros disseram que foram abandonados por coiotes, haviam jovens, crianças e até bebês abandonados pelo sonho americano. Cada pessoa encontrada sem solo californiano pelas autoridades é interrogada, é avaliada sua saúde.
Quem foi vítima de violência ou perseguição pode entrar com pedido de asilo, outros passam por um processo com os juízes de imigração.