COVID-19
Cães e gatos podem ter Covid 19, mas não transmitem – Entenda o que revelou o recente estudo
No início da pandemia, quando todos ainda não entendiam completamente do que se tratava a Covid, suas causas e sintomas, muitos boatos surgiram com especulações de todos os tipos referente ao vírus. Um dos boatos que circularam na internet, foi de que cachorros e gatos podem contrair o vírus da Covid 19, o assunto ganhou bastante visibilidade, pois muitos donos de animais se preocuparam com a saúde dos mesmos e claro, a sua própria contaminação.
O assunto repercutiu tanto que os grandes jornais fizeram matérias para acalmar a população, chamando especialistas e esclarecendo o assunto. Apesar de ter sido algo preocupante, a maioria das pessoas esqueceu com o passar do tempo, até porque novas informações sobre o vírus foram sendo divulgadas e o conhecimento do assunto foi se dando para todos, mas recentemente um novo estudo foi publicado trazendo o tema à tona novamente, comprovando que esses animais domésticos podem sim contrair o vírus, mas não são capazes de transmiti-lo, que é o que acontece entre humanos.
Confira neste artigo as descobertas que a pesquisa apresentou e como acontece a infecção de cães e gatos.
O que revelou o estudo sobre cães e gatos que podem possuir covid-19
A pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), aponta que cerca de 14% dos animais que habitam residências onde os moradores contraíram a doença, continham em suas vias aéreas o vírus da Covid 19, porém não apresentaram sinais e sintomas.
Os estudos foram realizados dividindo os animais em dois grupos para observação das diferenças: animais com tutores contaminados e animais que não foram expostos ao vírus. Para obtenção de resultados, eles foram testados da mesma forma que nós humanos nos testamos para saber se contraíram o vírus ou não, com testes PCR utilizando SWABS.
A conclusão com a pesquisa é de que os animais podem sim contrair o vírus, mas não transmitem, nem desenvolvem a doença em seu organismo.
Risco do Covid para os animais
Mesmo com a informação de que cães e gatos não vão nos transmitir a doença, alguns tutores apresentam preocupações com a saúde dos animais, pois é de nosso conhecimento o funcionamento do vírus em humanos e a gravidade, muitas vezes, letalidade causada pela exposição a doença.
Os especialistas dizem em relação a isso que não há motivos de preocupação, pois nossos organismos são totalmente diferentes em comparação aos dos cachorros e gatos, então há baixa probabilidade que o vírus esteja da mesma forma neles. Mesmo sabendo que esses animais podem apresentar problemas respiratórios, não há comprovação até o momento que isso interfira em algo.
Futuras mutações do Covid 19 em animais
Ainda no estudo, foi levantado o questionamento sobre se essa situação entre os animais pode mudar, já que o vírus está sempre evoluindo e se adaptando, de acordo com os especialistas essa possibilidade não é descartada, futuramente o vírus pode se adaptar ao organismo animal e passar a ser transmitido.
Porém, não há como comprovar esta possibilidade, novos estudos precisarão ser feitos para isto, portanto a medida de proteção possível atualmente é controlar a transmissão do vírus e vacinar a população.