COVID-19

Covid-19 – Cerca de 60% dos casos de Covid são da variante Ômicron

Publicado

em

De acordo com o Hospital Albert Einstein, 60% dos casos de Covid no último mês são da variante ômicron, enquanto que, o Governo de São Paulo calcula 99% da variante delta.

Aumento de casos variante Ômicron e Delta

Volta da Delta no estado de São Paulo é alarmante

O sequenciamento oficial realizado no estado de São Paulo foi feito por diversas instituições ligadas ao governo estadual, apresentaram os resultados que, na maioria dos casos de Covid é provocada pela variante delta. O monitoramento foi feito pelo Hospital Albert Einstein que atualizou neste domingo(26), que cerca de 62% das amostras de coronavírus sequenciadas pela instituição no último mês foram da variante ômicron.

Os dados foram feitos a partir da amostragem de pacientes que foram atendidos em alguma unidade hospitalar ou laboratorial da instituição no estado de São Paulo.

Nos últimos 30 dias, por exemplo, foram 22 casos da variante ômicron e 13 provocados por diferentes linhagens da variante delta.

Mesmo com esses dados, o sequenciamento oficial do estado de São Paulo, indica que a maioria dos casos de coronavírus ainda é provocada pela variante delta.

Do dia 21 a 28 de dezembro são mais de 1.219 amostras sequenciadas

Só nesta última semana, do dia 21 a 28 de dezembro, o Instituto Adolfo Lutz e o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo realizaram um sequenciamento de 1.219 amostras. Sendo, apenas 8 da variante ômicron. Enquanto outras 1.211, em outras palavras, 99,3% do total, foram da variante delta.

A desigualdade dos dados de diferentes instituições ocorre por conta do apagão ocorrido nos sistemas de monitoramento da Covid-19. Por isso, é necessário levar em conta esse acontecimento e os dados atuais.

Entretanto, os especialistas criticam a demora para sequenciar as variantes em circulação no estado e as falhas que os governos estaduais reportaram nos sistemas do Ministério da Saúde nas últimas semanas.

Apagão de dados sobre a Covid no Brasil é um perigo para o monitoramento eficaz

A variante ômicron, por exemplo, foi identificada pela primeira vez no dia 30 de novembro, em São Paulo. De acordo com o levantamento oficial, 28 casos desta cepa já foram confirmados no estado de São Paulo.

Entretanto, os números do estado podem ser ainda maiores, pois nesta quarta-feira(29), o sequenciamento genômico feito no laboratório do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC detectou 3 novos casos da variante – dois em São Bernardo do Campo e um em São Caetano do Sul.

O laboratório também disse ter tido aumento no percentual de testes positivos para Covid-19, sendo o índice de positividade dos exames do tipo RT-PCR de 2,5% há três dias em 8% nesta quarta-feira(29).

Vale lembrar que, o Centro Universitário realiza, em média, mais de 250 testes do tipo por semana. O índice de positividade dos exames é uma preocupação crescente já que, atualmente, o estado enfrenta uma onda de gripe.

Entenda como está a situação de óbitos e a vacinação no estado de São Paulo

As boas notícias de 2021 são os dados de mortes por Covid-19 em São Paulo que tem tido uma queda no número de óbitos ao longo de 2021, conforme a população tem se imunizado com as vacinas já disponibilizadas pelo estado nas unidades de saúde. Os números analisados vão de janeiro até o final de novembro deste ano que, mostrou neste período, que o estado alcançou a marca de 75% da população com esquema vacinal completo.

Apesar disso, o estado de São Paulo, chegou a mais de 150 mil mortes causadas pela doença no começo de outubro. Se o estado fosse um país, São Paulo teria sido o oitavo país com mais vítimas, superando Inglaterra e Itália, por exemplo.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile