Economia

Comércio Mundial – OMC eleva projeção para 2021 e 2022

Publicado

em

Após o comércio internacional ter superado o nível anterior à pandemia mundial, as previsões sobre o crescimento do comércio internacional para o ano de 2021 e 2022 foram revisados e a OMC – Organização Mundial do Comércio, elevou as projeções, entretanto emitiu alerta quanto a desigualdade na recuperação e os riscos que a pandemia representa, mas também sobre os problemas na cadeia de oferta.

Divulgado na segunda-feira, dia 04/10, a OMC diz que espera que o comércio de mercadorias avance 10,8% neste ano, até 2021. Após ter tido uma queda de aproximadamente 5,3% no ano de 2020. A previsão de crescimento para 2021 era de 8,0% em março. Entretanto, há grande possibilidade de o crescimento do comércio desacelerar 4,7% em 2022.

O crescimento está relacionado com o avanço dos negócios afetados pela pandemia, logo, de acordo com o aumento da tendência de longo prazo que tinham anteriormente à covid 19, haverá resultados.

De acordo com a diretora geral da instituição, aguardavam um aumento substancial, tendo em consideração a dimensão da estagnação comercial que surgiu no início da pandemia de covid-19 em 2020, quando o volume do comércio mundial de mercadorias registrou contração de 5,3%.

O aumento do comércio neste ano pode ser explicado tendo em vista a queda do ano passado, no qual o comércio teve um impacto negativo durante o segundo semestre.

As previsões são hipóteses em cenários otimistas nas previsões comerciais anteriores, mas, o risco ainda está presente, tendo em consideração as redes de abastecimento mundial e os novos casos e diferentes variantes, podendo haver um novo surto de Covid.

O que diz a diretoria da OMC

Destacando a importância do comércio, a diretora geral da instituição, Ngozi Okonjo-Iweala, diz que o comércio foi um fator essencial para o combate à pandemia, e o crescimento destaca tamanha importância do comércio para a sustentação da recuperação econômica global.

E foi considerado a importância da igualdade ao acesso das vacinas, pois essa desigualdade afeta diretamente regiões econômicas de maneiras diferentes, e o tempo sendo um fator fundamental para o equilíbrio do vírus, quanto mais tempo levar para todos terem acesso a vacina, maior será a possibilidade de surgir novas variantes e reverter os avanços na questão da saúde e da economia até aqui alcançados.

Foi apontado questões de acordo com a oferta, o atraso nos portos, e como podem gerar impactos em redes de abastecimento e afetar o comércio em determinadas esferas, mas consideraram que a probabilidade de ter consequência importante a nível mundial é pequena.

Foi apontado que para a próxima conferência ministerial, que ocorrerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, os países membros deverão se reunir para chegar em um acordo sobre resposta firme para a pandemia, que deva estabelecer rapidez nas produções de vacinas e uma distribuição igualitária. Visto que todos são afetados igualmente.

Entenda o que é a OMC:

World Trade Organization – Fundado em 1995, é um mecanismo internacional. Tem como objetivo a liberalização do comércio mundial, lidando com as barreiras comerciais e alfandegárias. É responsável pela regulamentação do comércio mundial.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile