MUNDO

“Chernobyl” estadunidense? Entenda o que está acontecendo em Ohio

Publicado

em

No início de fevereiro, um trem que transportava produtos químicos tóxicos descarrilou no leste de Ohio, provocando um incêndio que cobriu de fumaça a cidade de East Palestine. Com medo de uma grande explosão, as autoridades criaram uma zona de evacuação e realizaram uma liberação controlada de fumaça tóxica para neutralizar a carga em chamas dentro de alguns dos vagões.

Créditos da imagem: Band/Reprodução

Os moradores temiam por sua saúde, pois aumentavam as preocupações sobre o efeito que o descarrilamento e o incêndio poderiam ter no meio ambiente e na rede de transporte.

O que aconteceu?Por volta das 21h. em 3 de fevereiro, um trem descarrilou em East Palestine, Ohio, um vilarejo de cerca de 4.700 residentes a cerca de 80 quilômetros a noroeste de Pittsburgh. Cerca de 50 dos 150 vagões do trem saíram dos trilhos em sua rota de Madison, Illinois, para Conway, Pa. O National Transportation Safety Board ainda está investigando a causa do descarrilamento.

O trem, operado pela Norfolk Southern, transportava produtos químicos e materiais combustíveis, sendo o cloreto de vinila, um gás tóxico inflamável, o que mais preocupava os investigadores. Um grande incêndio irrompeu do descarrilamento, enviando uma fumaça espessa e ondulante para o céu e sobre a cidade.

Moradores de ambos os lados da fronteira entre Ohio e Pensilvânia receberam ordem de evacuação, pois o governador Mike DeWine, de Ohio, alertou sobre uma possível explosão. Funcionários locais e federais iniciaram uma investigação que envolveu o N.T.S.B. e a Agência de Proteção Ambiental.

“TODAS AS LEITURAS NORMAIS”

Ontem, a agência anunciou que o ar em East Palestine foi finalmente considerado seguro o suficiente para o retorno dos residentes. Várias amostras de “locais estratégicos” foram coletadas; todas as leituras estavam “em concentrações normais, fundos normais, que você encontra em quase todas as comunidades”, disse a EPA.

As autoridades disseram que também instalaram “uma série de medidas de contenção” para limitar o impacto ambiental do escoamento de água do local e acrescentaram que continuarão coletando amostras diárias de água de riachos, poços de água e do rio Ohio.

Mas reentrar nessa “zona de evacuação” ainda não é tão atraente para todos, apesar das garantias das autoridades. Alguns estão circulando alegações, não verificadas, sobre a morte do gado dos vizinhos.

“A Norfolk Southern nos garante que o cloreto de vinila derramado dos tanques de seu trem descarrilado e queimando e se transformando em cloreto de hidrogênio à medida que sobe para a atmosfera e se mistura com o vapor de água, transformando-se em ácido clorídrico não é perigoso para os humanos a mais de 2 milhas de distância. ”, twittou Robert Atkinson, um representante da International Brotherhood of Teamsters que mora na área.

“Por que eu NUNCA duvidaria da palavra deles?????? Não é como se o cloreto de vinila em doses superiores a uma parte por milhão durante um período de 8 horas fosse extremamente prejudicial para os seres humanos, e não é como se centenas de milhares de quilos de ácido tóxico resultante no ar também fossem ruins para os seres humanos.

Para piorar as coisas, um repórter da rede de mídia NewsNation foi preso ontem durante o evento de notícias em que o governador DeWine discutiu a suspensão da ordem de evacuação, atraindo uma severa repreensão na tarde de quinta-feira da Society of Professional Journalists e também alimentando rumores de que o leste de Ohio estava de alguma forma se tornando o cenário de um encobrimento do governo para um desastre ambiental.

 

Tradução – Créditos do texto: Clint Rainy – Fast Company  https://fastcompany.com/e Christine Hauser – NY Times https://nytimes.com/

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile