Economia

Banco Central faz alteração na regra que limita as transações com o PIX pela noite

Publicado

em

O uso da função Pix terá algumas mudanças, as novas regras trazem restrição para o uso durante o período da noite e da madrugada. Após uma publicação no diário oficial da união com uma nova instrução normativa, entrou em vigor na segunda-feira (22).

As limitações do Banco Central do Brasil para a definição do usuário para a faixa de horário.
Anteriormente, as pessoas físicas podiam realizar transferências e pagamentos no limite de 1000 reais, no período das 20h às 6h, esse limite anterior era válido desde o início de outubro, o cliente pessoa física, podia se desejasse, escolher o horário entre 20h e 23h59, porém com as novas alterações, essa opção não será mais possível.
Para trazer mais segurança durante as operações e para evitar fraudes, golpes e furtos que acontecem com mais frequência durante o período noturno, agora haverá apenas duas opções para os usuários. Será das 20h até as 6h e 22h às 6h. O intuito da mudança foi facilitar a operacionalização, pois antes havia muitas opções de escolha, no qual cada cliente escolhia uma opção diferente, logo havia complicações. Entretanto, essas alterações não serão englobadas para transferências e pagamentos de empresas, as alterações serão para pessoas físicas e Microempreendedores individuais (MEIS).

Como realizar as alterações com as novas mudanças no Pix

As transações noturnas têm o limite máximo de 1000 reais, assim, o cliente terá a opção de aumentar esse valor limite, porém, não terá alteração instantânea, as instituições financeiras terão um prazo de 24 a 48h para poder alterar o valor pedido pelo usuário, fazendo assim com que limite os casos criminosos acima de sequestros e roubos.
Segundo João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, o valor dado como limite não tem prejuízo para os clientes, de acordo com ele, durante a noite, 90% das transações têm montante igual ou menor a R$ 500″. O BC diz que os bancos devem oferecer a seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos,
A inclusão da definição do início do período noturno “deve ser efetivada por todos os participantes do Pix até 29 de julho de 2022”. Assim como divulgado pelo UOL, para ver o trecho emitido, clique no link.

Mecanismo Especial de Devolução

Uma opção que trouxe mais segurança para os usuários do pix, entra em cena. Essa função tem como objetivo facilitar a devolução do dinheiro transferido para uma conta de maneira indevida, seja por falta de atenção ou golpe. Anteriormente, para receber o estorno do valor, o usuário que recebeu o valor deveria realizar a emissão, porém, com essa função, a instituição da pessoa que recebeu o valor, terá de devolver o dinheiro, a partir de uma solicitação da instituição da pessoa que realizou a transferência de maneira indevida, tendo até 90 dias para a solicitação.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile