Últimas Notícias

Aprovado pela Anvisa novo medicamento para tratamento do HIV

Publicado

em

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nesta segunda-feira (29), aprovou um novo medicamento para tratamento do HIV, o medicamento é uma combinação de 2 substâncias em apenas 1 comprimido, que se denomina Dovato. As substâncias que compõem esse comprimido são a lamivudina e o dolutegravir sódico.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, essa aprovação significa um sinal de avanço importante para o tratamento do vírus HIV, já que há dois medicamentos poderosos antirretrovirais com uma única dose por dia. Divulgado em nota, a Anvisa destacou que “A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes”.
O medicamento O Dovato será produzido pelo laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda, laboratório conhecido popularmente como GSK.

Papel do novo medicamento contra o vírus HIV

Esse novo medicamento, segundo a própria bula, diz que reduz a quantidade do vírus no organismo dos pacientes, sendo assim, mantém um nível que seja relativamente baixo. E promove o aumento da contagem das células CD4, um tipo de glóbulo branco do sangue que tem um papel importante na manutenção do sistema de defesa, células essas que desenvolvem um papel fundamental no combate às infecções oportunistas. Esse medicamento terá indicação como um complemento para os adolescentes que sejam maiores de 12 anos e que pesem no mínimo 40 quilos. E as pessoas não podem ter passado por algum outro tratamento antirretroviral anteriormente. Esse medicamento facilitou e simplificou a possibilidade de dose única, pois não havia disponível em apenas 1 comprimido.
Em 2016 o antiviral dolutegravir foi adicionado ao SUS – Sistema Único de Saúde, e nos dias de hoje é utilizado por mais de 400 mil pacientes no Brasil, representando por volta de metade dos pacientes em tratamento contra o vírus HIV que são atendidos na saúde pública.

Diferencial do novo remédio contra o HIV

O gerente médico da GSK/ViiV Healthcare, o médico Rafael Maciel, explicou que:
“Hoje, muitos tratamentos para o HIV de um único comprimido têm pelo menos 3 medicamentos diferentes combinados. Já o Dovato fornece resultados expressivos com apenas dois medicamentos em um comprimido, demonstrando através de estudos, ser igualmente tão eficaz quanto tratamentos para o HIV com 3 ou 4 medicamentos”. Sendo assim, Maciel explica que a fórmula do novo medicamento garante a “manutenção da eficácia, com menor utilização de medicamentos e menor potencial de toxicidade”. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o laboratório britânico GlaxoSmithKline Brasil Ltda apresentou estudos de eficácia e segurança com base em dados que sustentam as indicações que foram autorizadas. Via Agência Brasil.
Para a CNN, o Médico Fernando Gomes diz que “Até mesmo os efeitos colaterais e a relação difícil com tantos comprimidos deixa de existir. Tanto na distribuição quanto na própria utilização do dia a dia, isso funciona de forma muito positiva, porque a posologia acaba implicando na qualidade de vida.”

Medicamento para o Tratamento de Infecções pelo vírus HIV

Para conferir e ler a versão na íntegra da Bula do Dovato, está disponibilizada no site da Anvisa.  Podendo ser consultada no link

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile