TV
Nobel da Paz – O que é preciso para ganhar
Você sabe o que é o Prêmio Nobel ou o Prêmio Nobel da Paz? Apesar de ser um prêmio famoso, poucos sabem seu verdadeiro significado e o que é necessário fazer para ganhar. Afinal, qual é a finalidade de tal prêmio? Estas e tantas outras perguntas serão respondidas logo abaixo para que você entenda a importância de um prêmio como esse para o mundo.
O que é o Prêmio Nobel?
O prêmio Nobel é uma das principais premiações mundiais para o reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega do título é feita anualmente, em 10 de dezembro, na Suécia e na Noruega.
Este prêmio é de responsabilidade da “Fundação Nobel” que destaca o trabalho das pessoas premiadas.
Quais são as categorias contempladas pela Fundação Nobel?
As categorias oficialmente contempladas são:
- Química;
- Física;
- Fisiologia ou medicina;
- Literatura;
Outro detalhe é que apesar de ser conhecido como um Nobel, o prêmio de Economia não faz parte das categorias contempladas pela Fundação. Este prêmio de Economia é uma honraria dada pelo Banco da Suécia para os destaques da ciência econômica. O mesmo vale para a Medalha Fields e o prêmio Abel que são conhecidos como o “Nobel da Matemática”, mas são entregues apenas pela União Internacional da Matemática e pelo Rei da Noruega, ou seja, não é verdadeiramente um “Nobel”.
O que os ganhadores do Prêmio recebem?
Os vencedores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia de 8 milhões de coroas suecas. São premiadas as pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação no ano anterior ao evento da cerimônia.
Ou seja, para ganhar o prêmio é necessário boas ações voltadas à humanidade para poder receber todos os benefícios.
Como é feita a escolha dos vencedores do Nobel?
O procedimento de escolha para o prêmio Nobel começa através dos comitês de cada área, responsáveis pelo envio de cartas para cientistas, professores e acadêmicos de diversos países solicitando indicações para a premiação. Anualmente, os comitês recebem cerca de 200 a 300 indicados. Entretanto, há regras que devem ser seguidas, como:
- Não poder indicar a si mesmo (em relação aos responsáveis pelas indicações);
- Ter reconhecimento de até três pessoas em uma mesma categoria.
- É proibido desde 1974 a indicação póstuma (quando o indicado está morto), entretanto, as pessoas que foram anunciadas e morreram antes da cerimônia podem ser laureadas.
Após a decisão final de cada categoria, somente o vencedor é anunciado publicamente. Os indicados que não foram premiados só podem ter seus nomes revelados oficialmente após 50 anos. Como a cerimônia acontece todo ano dia 10 de dezembro, os laureados precisam fazer uma palestra pública em um prazo de seis meses após o reconhecimento. Entretanto, é comum que essa palestra seja realizada na Nobel Week, em Estocolmo.
Caso o comitê considere que não há uma ou mais pessoas aptas a receberem o Nobel em uma categoria, a área apenas fica sem premiação. A ausência de indicados ocorreu, por exemplo, na categoria Nobel da Paz no período da Segunda Guerra Mundial.
Alguém pode recusar o prêmio Nobel?
Sim, a pessoa premiada pode recusar o prêmio, com isso ela recusa a conferência dentro de seis meses e também, não recebe o dinheiro que a premiação oferece. Entretanto, a recusa não retira o título de quem foi premiado.
Por isso, ao ver que alguém foi premiado em alguma categoria do Nobel já sabe o por quê e o que isso implica. Portanto, não tenha mais dúvidas sobre essa premiação.