Trânsito

Quase 6 milhões de multas de trânsito estão represadas em São Paulo

Publicado

em

Por causa da pandemia, uma lei permitiu que as multas fossem enviadas após mais de um ano da data da infração.

Multas de trânsito em São Paulo não entregues

Multas de 2020 em 2022 porque não foram entregues?

São quase 6 milhões de multas de trânsito de 2020 que não foram enviadas aos motoristas da cidade de São Paulo. Os motoristas têm recebido neste mês multas represadas desde 2020,  por causa da pandemia, uma lei permitiu que as cobranças fossem enviadas após mais de um ano depois da data da infração.

O Detran de São Paulo, órgão que cobra multas de IPVA e licenciamento em atraso, informou que todas as multas pendentes de 2020 já foram enviadas. Entretanto, a Prefeitura de São Paulo, responsável pela emissão de 85% de todas as multas emitidas na capital, ainda deverá enviar um total de 5,8 milhões até o mês de abril para os motoristas.

Esse ano, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que aplica as multas, ficará responsável pelo órgão que julga os recursos de quem recebeu a notificação de trânsito e acredita que a cobrança é indevida.

Pandemia e conflitos no trânsito de São Paulo

O órgão ainda informou que durante a pandemia, foram represadas 17 milhões de multas na capital.

A situação ainda foi apresentada no TV Globo, quanto ao aposentado Valdir Lopes Ferreira comprou um carro à vista há dois meses, e recebeu quatro multas do veículo que totalizam R$ 1.400,00. As infrações são todas de setembro e outubro de 2020, mas chegaram apenas em dezembro do ano passado com vencimentos para janeiro.

“Fiquei indignado, tentei falar com um monte de lugar, fui no Detran, e eles me falaram que não se responsabilizam. Liguei na prefeitura, fiquei 56 minutos para ser atendido, para no final ela me dizer apenas que eu preciso pagar o valor”, afirmou o aposentado.

“Me falaram para entrar em contato com o antigo proprietário, nem sei quem é essa pessoa. Estou indignado, sou aposentado, trabalhamos para chegar no fim do ano e pagar todos os impostos certinho, é tudo no limite”, completou.

Outro caso apresentado é do contador Sérgio Paulo Friso que também recebeu uma notificação de infração de trânsito por excesso de velocidade cometida em setembro de 2020, mas a cobrança só chegou neste ano.

Outros motoristas também têm enfrentado confusão quanto às cobranças recebidas recentemente.

Informações incompletas no site Observatório Mobilidade Segura

Os dados são escassos no site da prefeitura Observatório Mobilidade Segura, ou seja, possui informações incompletas sobre as multas aplicadas. É possível ter o acesso a todos os dados apenas de 2014 até o ano de 2019.

Em 2020, não há registros de setembro até dezembro, enquanto que, no ano de 2021, faltam dados de julho até dezembro, nos meses de fevereiro e março, o total de multas foi subnotificado com um registro abaixo da média dos outros meses.

Aprenda como saber se há uma multa para receber em sua residência

Através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, os motoristas conseguem ter acesso às informações sobre as multas represadas.

Basta ir na tela inicial, clicar em “infrações” e verificar as multas com os dados do infrator ou do veículo. Caso possua, poderá ver tudo que é necessário e as informações pertinentes à infração. O aplicativo permite que os motoristas também tenham informações de multas que ainda não foram notificadas.

Entretanto, caso o motorista tenha perdido a notificação de multa ou cobrança, mas perdeu o documento, é possível que ele consiga fazer a consulta através do site do Detran ou também do Departamento de Operalização do Sistema Viário (DSV).

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile