Trânsito
Instabilidade no novo bilhete TOP usado no transporte público de SP prejudica passageiros
Problemas de instabilidade do aplicativo e dos totens de compra nas estações do Metrô e da CPTM impedem que passageiros embarquem, após fechamento de algumas bilheterias.
O bilhete substitui o cartão Bom desde o mês passado em São Paulo
O bilhete TOP começou a substituir no mês passado o cartão Bom no transporte público da Grande São Paulo por meio de aplicativo de celular e totens nas estações, entretanto, ele já acumula reclamações de passageiros por conta da instabilidade no sistema.
A principal ideia do bilhete era agilizar o embarque nos ônibus da EMTU, CPTM e Metrô
Apesar da incrível ideia para agilizar o processo de embarque, não é o que tem acontecido. Em uma reportagem feita pelo SP1, na segunda-feira (22), foi possível ouvir reclamações dos passageiros dizendo que o aplicativo TOP não estava funcionando ou estava travando.
Desde aqueles que estavam animados com a nova tecnologia de compra de bilhete por aplicativo até aqueles que estão apenas aderindo à nova tecnologia para teste.
Alguns relatos obtidos pela reportagem contam com o psicopedagogo que estava empolgado com a novidade, alegando que o aplicativo auxilia bastante, a necessidade de digitalizar e diversificar sendo cada vez mais frequente, entretanto, o aplicativo travou. O passageiro não ficou prejudicado por conta de possuir o bilhete único como reserva. Mas, não foi o mesmo caso do bancário que precisou recorrer aos serviços da Uber para conseguir chegar ao seu destino.
Na estação Belém, Linha 3 – Vermelha, sequer há uma bilheteria. Já que foram desativadas no mês passado. Para comprar passagem, é necessário através do aplicativo ou totens de autoatendimento, porém nem sempre estão funcionando bem.
O que tem preocupado os passageiros, visto que há dias que funciona e outros que não. O problema é enfrentado em diversas estações.
A passagem de trem e metrô pelo aplicativo é válida em todas as estações
O bilhete unitário digital será válido em todas as estações, por conta disso muitos ficaram animados com a nova tecnologia. Em sete cidades da Grande São Paulo usam o cartão BOM nos ônibus municipais: Carapicuíba, Suzano, Taboão da Serra, Cotia, São Caetano, Ribeirão Pires e até mesmo Rio Grande da Serra.
Entretanto, o novo cartão TOP ainda não está funcionando nessas catracas já que a transição do sistema nos ônibus será de forma gradativa. De acordo com o governo de São Paulo, será a partir do dia 29 de novembro. E o fim das bilheterias na CPTM e no Metrô até o fim do ano.
Apesar das instabilidades, a Secretaria Estadual de Transportes afirma que ocorrem atualizações constantes no aplicativo que já possui mais de 340 mil cadastros, como também sempre tem mais de um totem nas estações e que uma equipe acompanha o funcionamento dos aparelhos para fazer reparos quando necessário. Entretanto, mesmo com essas afirmações, os passageiros enfrentam instabilidades e problemas para conseguir o embarque em seus devidos horários. Afinal, também precisam lidar com a fila para conseguir realizar a compra da passagem.