MUNDO
Ucrânia cria o ‘Dia da Unidade’ em resposta às ameaças russas
No início da semana, o presidente ucraniano decretou a celebração do “Dia da Unidade Nacional” a ser celebrado no dia 16 de fevereiro. A data é vista pela imprensa dos Estados Unidos da América (EUA) como o dia de uma possível invasão das tropas russas em território ucraniano.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decretou o dia 16 de fevereiro como o dia que o país irá celebrar o “Dia da Unidade Nacional”.
A imprensa americana citou a data como o dia de uma possível invasão russa ao território ucraniano, frente às crescentes tensões que ocorrem na região.
Em um pronunciamento feito por vídeo divulgado, Zelensky afirmou que “Eles nos dizem que o dia 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos dele um dia de unidade”.
16 de fevereiro Dia da Unidade
Zelensky fez o anúncio do “Dia da Unidade” para o dia 16 de fevereiro depois que foram publicadas diversas reportagens pela imprensa americana que indicavam esta data como a provável de uma invasão russa. “Estão tentando nos assustar, mais uma vez, com uma data para o início da ação militar”.
Jornais americanos estimaram o dia 16 de fevereiro depois que fontes anônimas da inteligência dos Estados Unidos dizerem ser esta a data em que o exército da Rússia estaria com capacidade máxima para um ataque.
A seu lado, a Rússia negou haver intenção de invasão à Ucrânia e pronunciou o início da retirada de soldados da Crimeia na quarta feira (16).
Em Belarus, as tropas russas fizeram anúncio de retirada após terminarem os exercícios militares no domingo (20).
Hino nacional e cores da bandeira
O presidente ucraniano pediu ao povo que cantasse junto o hino nacional durante a “festa cívica”. Também fez incentivos para que as pessoas pendurassem bandeiras e faixas nas cores azul e amarela nas janelas.
No estádio olímpico de Kiev, as pessoas desdobraram uma grande bandeira ucraniana, de 200 metros, e a agitaram no ritmo de uma música patriótica.
Música e discursos
Nos prédios públicos de Kiev foram tocadas canções patrióticas para os pedestres ouvirem e, na televisão, foram transmitidos discursos nacionalistas.
Em um discurso na televisão, Zelensky afirmou que o povo ucraniano estava unido em volta de um desejo comum “de viver em paz, felizes, em família, filhos com os pais”.
Marcha pela unidade
Marchas nacionalistas foram realizadas em várias cidades do país, com música, cores da bandeira e faixa, tudo de modo a apoiar a união nacional.
#UnityDay
O presidente ucraniano, que é um ativo usuário de redes sociais, requereu ao povo que colocasse fotos e vídeos da bandeira do país acrescentando hashtags.
No Instagram, diversos ucranianos usuários da rede postaram fotos sob a tag #UnityDay.