MUNDO
6 usos da tecnologia de blockchain atualmente
As principais características da tecnologia blockchain incluem descentralização, transparência, imutabilidade e automação. Esses elementos podem ser aplicados a vários setores, criando uma infinidade de casos de uso. Aqui estão o que acreditamos ser os casos de usos da tecnologia de blockchain mais pertinentes para empresas, instituições e governos.
Entendendo os usos da tecnologia de blockchain
Embora os usos da tecnologia de blockchain tenham surgido com o Bitcoin, o blockchain tem um potencial de longo alcance fora da criptomoeda hoje. Além da criptomoeda, o blockchain fornece várias aplicações em serviços financeiros, cadeias de suprimentos e setor público.
Para dar suporte a aplicativos de blockchain, os governos estão legislando novas leis para promover o uso de blockchain. Por exemplo, assinaturas protegidas por meio da tecnologia blockchain são aprovadas pela lei estadual do Arizona.
Governos e organizações estão usando o sistema para atender a uma variedade de propósitos, como transferência de valor rápida, eficiente e transparente, manutenção de registros transparentes e imutáveis de transações, etc.
Leia também: Entenda como as criptomoedas funcionam
1.Gestão de investimentos
Embora o rastreamento/relatório e negociação/liquidação possam se beneficiar significativamente do blockchain, o impacto no gerenciamento de portfólio é limitado. Blockchain oferece vários recursos para melhorar os processos de gestão de investimentos, melhorando:
colaboração, permitindo que todos acessem facilmente uma única fonte de verdade
validação da transação. A transparência do blockchain suporta cada parte para validar facilmente as transações
melhorando a segurança geral dos dados, uma vez que os dados são armazenados em registros imutáveis
2.Transações Internacionais
A globalização leva as organizações a fazer mais transações internacionais. De acordo com o Smarter Payment Tracker, os pagamentos B2B transfronteiriços representaram US$ 125 bilhões em receitas em 2018. O Blockchain tem o potencial de permitir pagamentos seguros e eficientes em transações internacionais, eliminando a necessidade de intermediários. Várias organizações estão aproveitando o blockchain para permitir transações internacionais
Por exemplo, a Ripple é uma empresa que se concentra em transferências transfronteiriças instantâneas e confiáveis para instituições financeiras usando tecnologia blockchain e ativos digitais.
O Banco Santander anunciou o lançamento de um novo serviço de pagamento internacional usando tecnologia baseada em blockchain em 2018. O serviço usou a tecnologia blockchain para reduzir o número de bancos intermediários para que organizações ou indivíduos possam transferir dinheiro através das fronteiras com mais rapidez, segurança e eficiência.
3.Orçamento transparente
O Índice de Percepção da Corrupção mostra que dois terços dos países são considerados altamente corruptos. Uma aplicação potencial da tecnologia blockchain está trazendo transparência às decisões orçamentárias do governo, tornando-as acessíveis ao público. Isso pode levar os governos a agir com mais responsabilidade e evitar o desperdício.
4.Votação digital
A confiabilidade do processo de votação tem sido um problema desde o início da democracia. O secretário de Stalin afirmou que Stain disse: “Não são as pessoas que votam que contam, são as pessoas que contam os votos”.
A tecnologia Blockchain pode descentralizar o processo de votação para que as eleições possam acontecer com segurança e transparência. Em um sistema descentralizado, não há um único ponto de fraqueza. Isso cria um sistema mais robusto.
5.Identidades digitais (passaportes, documentos pessoais, certidões de casamento)
A blockchain pode tornar a manutenção de registros mais confiável criptografando esses IDs de identificação pessoal e permitindo que os cidadãos acessem essas informações. Com a tecnologia blockchain, os indivíduos podem controlar seus dados digitais e a maneira como são utilizados por diferentes partes.
6.Testamentos e heranças
Os testamentos e assinaturas digitais são uma maneira conveniente de criar testamentos, pois correm o risco de fraude. Os indivíduos podem se beneficiar da tecnologia blockchain para evitar a adulteração de suas vontades.
Os testadores podem distribuir seus ativos aos herdeiros por meio de uma rede de criptoativos que pode ser acessada por partes relacionadas. Isso pode ser construído na forma de um contrato inteligente que pode ser executado automaticamente após a morte do testador.
Fontes/Créditos: Consensys, AI Multiple