MUNDO
8 epidemias e pandemias que mais mataram pessoas na história
A pandemia do Coronavírus está longe infelizmente de ter sido a única e uma das mais que ceifaram vidas. Com efeito, várias outras epidemias e pandemias ao longo da história têm sido responsáveis pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo. Algumas das epidemias e pandemias são bem conhecidas e ainda têm impacto na sociedade atualmente.
Epidemias e pandemias que mais mataram pessoas na história
Confira a seguir quais foram as epidemias e pandemias que mais mataram pessoas na história.
- Peste Negra: A peste bubônica, conhecida como Peste Negra, foi uma pandemia que ocorreu na Europa durante a Idade Média. Começando em 1347, a epidemia matou entre 75 e 200 milhões de pessoas em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade de cerca de 30 a 60% entre os infectados. Acredita-se que a doença tenha sido transmitida por pulgas em ratos, mas a falta de compreensão científica na época significava que a maioria das pessoas não sabia como se proteger.
- Gripe Espanhola: A gripe espanhola foi uma pandemia global que ocorreu em 1918 e 1919. A doença foi causada pelo vírus H1N1 e se espalhou rapidamente pelo mundo, matando entre 50 e 100 milhões de pessoas em todo o mundo. A taxa de mortalidade da gripe espanhola foi de cerca de 2,5%, mas a doença foi particularmente mortal para jovens adultos saudáveis. A falta de tratamentos eficazes e a falta de compreensão científica da doença levaram a um grande número de mortes.
- AIDS: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A epidemia começou na década de 1980 e desde então matou cerca de 32 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora o tratamento tenha melhorado significativamente nas últimas décadas, a AIDS ainda é uma grande preocupação de saúde pública em muitos países.
- Cólera: A cólera é uma doença infecciosa causada pela bactéria Vibrio cholerae. A doença é transmitida por água ou alimentos contaminados e causa diarreia grave e desidratação. A cólera tem sido responsável por várias pandemias ao longo da história, matando milhões de pessoas em todo o mundo. A pandemia de cólera de 1817 a 1824 matou cerca de 300.000 pessoas na Índia.
- Ebola: A febre hemorrágica Ebola é uma doença infecciosa causada pelo vírus Ebola. A doença é transmitida por contato direto com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada e pode causar febre alta, dores musculares e hemorragia. O surto de Ebola de 2014 a 2016 na África Ocidental matou mais de 11.000 pessoas e levou a um grande esforço internacional para conter a doença.
- Tuberculose: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença é transmitida pelo ar e afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. A tuberculose matou cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo em 2019. A doença é particularmente prevalente em países em desenvolvimento com sistemas de saúde limitados.
- Malária: A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos infectados. A doença é caracterizada por febre alta, calafrios e sudorese, e pode ser fatal se não tratada. A malária matou cerca de 400.000 pessoas em todo o mundo em 2019, a maioria na África.
- COVID-19: A pandemia de COVID-19 é uma pandemia global em curso devido à disseminação do vírus SARS-CoV-2. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, China, em dezembro de 2019 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Desde então, a doença já matou mais de 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo, com a maioria das mortes ocorrendo em países com sistemas de saúde limitados.
Leia também: As 15 doenças com maior número de mortes por ano