Eventos

Protocolo Sanitário para Carnaval no Anhembi foram aprovados pela Prefeitura de São Paulo

Publicado

em

Os desfiles das escolas de samba podem ser adiados caso a pandemia se agrave novamente.

Protocolo Carnaval Anhembi 2022

Prefeitura de SP aprovou o protocolo sanitário para o carnaval no Anhembi

A Prefeitura de São Paulo já definiu e aprovou os protocolos sanitários para a realização do evento de carnaval no Anhembi. Entretanto, os integrantes das escolas de samba deverão usar máscaras e, com isso, será excluído do julgamento deste ano o quesito de “Harmonia” que avalia se os componentes cantam o samba-enredo.

A máscara fará parte da fantasia e o uso incorreto irá acarretar perda de pontos para a agremiação.

Confira as regras aprovadas e exigências que a Liga das Escolas de Samba de São Paulo havia proposto

A Prefeitura de São Paulo definiu quais serão os protocolos sanitários a serem seguidos pelas escolas de samba de São Paulo nos desfiles que irão ocorrer no Anhembi. Confira as regras logo abaixo:

  • Exigência do passaporte da vacina para o público;
  • Pré-cadastro de componentes do desfile com o passaporte da vacina;
  • Uso obrigatório de máscaras faciais de proteção para desfilantes e o público;
  • Redução do número de componente por escola;
  • Controle de público na concentração e dispersão e recomendações para os ensaios técnicos e encontros nas quadras.

Outro detalhe que deve ser levado em conta é que, de acordo com o protocolo, há um possível adiamento dos desfiles no Anhembi se os casos de Covid-19 na cidade de São Paulo se agravarem nas próximas semanas.

As medidas visam evitar o contágio e contaminação de todos os membros do evento e o público.

‘Harmonia’ será excluído dos critérios de julgamento este ano

Os integrantes que vão participar dos desfiles de suas respectivas escolas deverão usar a máscara e, desta forma, será excluído do julgamento do Carnaval 2022 o quesito “Harmonia” que busca avaliar se os componentes cantam o samba enredo.

Em outras palavras, mesmo com o uso obrigatório de máscaras, as escolas não serão prejudicadas durante e após a competição.

Os chefes de ala que são responsáveis por conferir se as fantasias dos componentes estão completas deverão ficar responsáveis também pelo uso correto da máscara de proteção. O uso incorreto levará a agremiação a perder pontos no quesito de “fantasia”.

Vale ressaltar que o protocolo com as diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) foi desenvolvido após duas reuniões realizadas entre a São Paulo Turismo (SPTuris), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Segurança Urbana(SMSU) e a Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Após longas reuniões foram aprovados os protocolos que garantem a segurança de todos no evento, por conta disso, todos os integrantes deverão ter atenção aos requisitos para celebrar adequadamente os desfiles de carnaval.

O carnaval de rua em 2022 foi cancelado devido o avanço da Covid-19

Na primeira semana de janeiro, dia 6, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) se pronunciou sobre os blocos de carnaval de rua e anunciou o cancelamento do carnaval de rua de SP em 2022 devido o avanço da Covid-19 na cidade, sendo a variante ômicron a responsável pelo maior índice de transmissibilidade desde que foi descoberta pela comunidade científica.

O cancelamento dos blocos de rua acarretou que a Ambev, escolhida como empresa patrocinadora do carnaval de rua 2022, deixasse de pagar à cidade um montante de R$ 23 milhões estipulados no contrato de patrocínio assinado ainda no ano de 2021.

O montante não foi recolhido pelos cofres públicos da cidade por conta da indefinição do evento.

Entretanto, vale afirmar que o cancelamento dos blocos de rua se deve a segurança de todos os componentes e participantes dos eventos. Mas, até mesmo os desfiles que ocorrerão no Anhembi poderão ser adiados em caso de agravamento nos casos de Covid-19 na cidade.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile