Eventos

Carnaval 2022 do Rio cancelado

Publicado

em

Com a confirmação do prefeito Eduardo Paes, o Rio fica pelo segundo ano consecutivo sem carnaval de rua. O prefeito ainda tentou propor 3 locais diferentes para realizar o evento com controle de entrada e das medidas de prevenção contra o covid. Contudo, não foi muito digerida a proposta de acordo com Eduardo Paes ‘Ficaram de fazer uma contraproposta’.

Carnaval do Rio Cancelado

A decisão foi divulgada na terça-feira(4), por dois anos seguidos não vai ter carnaval de rua por conta da pandemia. Apesar de não ter a festa de rua, os desfiles das escolas de samba foram confirmados na Sapucaí.

A Prefeitura indicou que para ter os famosos blocos de rua, por causa dos protocolos de segurança sanitária é preciso muito planejamento. Além disso, a organização precisava de um patrocinador, que investisse quase R$40 milhões. Outro fator determinante foi o aumento do número de casos e transmissão da variante ômicron. Com isso, a prefeitura se viu obrigada a cancelar os blocos de rua no ano de 2022.

“Diante desse cenário todo, eu chamei hoje as ligas dos blocos (…) e informei a eles da inviabilidade do carnaval de rua”. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro teve uma reunião com Rita Fernandes, presidente da Sebastiana e nove ligas de blocos para comunicar a decisão do cancelamento do carnaval de 2022.

A saída pode ser eventos alternativos

Eduardo Paes propôs aos patrocinadores uma saída para contornar a falta dos blocos de rua durante o carnaval. A ideia era levar três principais blocos da cidade para lugares onde pudessem ter controle, como o Parque de Madureira e o Parque Olímpico, por exemplo.

Contudo, a proposta não foi muito bem aceita pelos patrocinadores por considerarem os blocos parte da cultura dos bairros e regiões que os realizam. Eles estão analisando ainda essa saída alternativa e levantando novas propostas para apresentar ao prefeito Eduardo Paes.

Apesar da tristeza de todos, a decisão foi aceita de maneira tranquila, principalmente pela atual situação da pandemia com surgimento de novas variantes. Agora, de acordo com Rita Fernandes é pensar em alternativas para solucionar essa falta que as festas de rua trazem ao Rio de Janeiro.

Carnaval da Sapucaí

O carnaval de rua foi cancelado, porém a Sapucaí esse ano vai ter os desfiles das escolas de samba. A justificativa vem também do prefeito Eduardo Paes: “O carnaval de rua é diferente do carnaval do sambódromo. O carnaval de rua demanda um planejamento maior, são quase 500 blocos e o tempo é apertado para a tomada de decisões. Na Sapucaí, teremos o carnaval porque lá é mais fácil de fazer um controle de entrada”.

Vale lembrar que os indicadores para um carnaval de rua seguro estavam baixos na cidade e com o aumento dos casos ficou insustentável a realização dos eventos. Os patrocinadores do Rio cobraram a prefeitura na segunda e já na terça tiveram a resposta negativa mesmo que esperada da situação dos blocos de rua na cidade em 2022.

Quer ficar atualizado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Continue por aqui!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile