Eventos

Carnaval em São Paulo – Blocos de rua são cancelados, mas desfiles no Anhembi permanecem

Publicado

em

A decisão sobre os desfiles, entretanto, ainda será discutida com a Liga. Mas, só ocorrerá se os protocolos sanitários forem devidamente seguidos.

Vai ter carnaval no Anhembi em 2022!

Carnaval é cancelado em São Paulo 2022

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes(MDB) anunciou quinta-feira (6) o cancelamento do carnaval de rua de São Paulo em 2022. O principal motivo é o avanço da Covid-19, após a recente chegada da variante ômicron e o crescente surto de Influenza.

A decisão sobre os desfiles ainda terá discussão com a Liga, mas só poderão ocorrer com a aprovação dos protocolos sanitários.

Mesmo com os estudos da vigilância municipal recomendando o veto total para as atividades que provoquem aglomeração, o prefeito manteve os desfiles das escolas de samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi.

Liga deve aceitar as exigências de Saúde

Os desfiles irão ocorrer no Sambódromo do Anhembi, nos dias 25,26,27 e 28 de fevereiro, mas, para tanto, os protocolos sanitários serão determinados e a Liga, deverá decidir acatar para que possa ocorrer o evento.

“Por conta da situação epidemiológica, está cancelado o Carnaval de Rua de SP. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

E, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, os protocolos sequer foram definidos, mas terão como norte as exigências da vigilância sanitária, em parceria com a Liga-SP.

Segundo o secretário, haverá discussão com a Liga das Escolas de Samba para estabelecer os protocolos de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. Vale ressaltar que a preocupação está acerca dos desfiles e também as possíveis aglomerações nos ensaios.

Prefeito Ricardo Nunes tomou decisão após reunião com representantes da SMS

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tomou a decisão após uma reunião com os representantes da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e a Vigilância Sanitária, que apresentaram estudos sobre o comportamento recente do vírus na cidade.

Através desses estudos apresentados, o prefeito optou por cancelar os festejos de rua na cidade. No Rio de Janeiro, a decisão é similar já que, ainda há os desfiles na Marquês de Sapucaí, mas cancelou todos os blocos de rua na capital.

Reuniões para a semana que vem trarão mais esclarecimentos sobre a decisão do evento

Na próxima semana deve ocorrer a reunião com as escolas de samba para definir os protocolos sanitários para a realização do evento.

Em nota publicada, a Liga-SP afirmou que possui total disposição em acatar as recomendações das autoridades de saúde para que possa ter um Carnaval em São Paulo neste ano de 2022 mais seguro.

A entidade alegou que: “Para que os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo aconteçam de forma grandiosa, como tem sido nos últimos anos, nosso principal recurso é humano. A prioridade da Liga-SP sempre foi e continuará sendo preservar vidas e garantir um ambiente seguro para os profissionais do Carnaval e para os sambistas, seja na pista de desfile ou nas arquibancadas do Anhembi”. Ao menos 250 blocos de rua foram cancelados, de acordo com os responsáveis, não há possibilidade de aceitarem fazer um carnaval em evento fechado no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.

Confira abaixo os protocolos sanitários ditos pela Vigilância Sanitária de São Paulo

Veja algumas recomendações que deverão ser acatadas e acordadas na reunião.

  • Intensificação da vacina e o uso de doses de reforço contra a Covid-19;
  • Manter o uso obrigatório de máscaras;
  • Uso de álcool gel para higienizar as mãos;
  • Evitar aglomerações que não se possa ter controle sanitários.

Vale lembrar que o passaporte da vacina é obrigatório para todos os eventos na cidade de São Paulo, independente do número de pessoas presentes a partir do dia 10 de janeiro, próxima segunda-feira. A medida visa manter a segurança de todos para prevenir a Covid-19.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile