Educação
Veja como passar nas melhores universidades do mundo
Quer ingressar nas melhores universidades do mundo e usufruir o melhor da vida acadêmica que elas oferecem? Então, confira essas dicas que separamos para você conseguir realizar seus sonhos e começar os estudos nas melhores instituições.
Vida acadêmica
A vida acadêmica é o sonho de diversos estudantes ainda no ensino médio, já que estão escolhendo as profissões que irão desempenhar no futuro. A responsabilidade é tanta que até mesmo começa a ansiedade por uma decisão o mais rápido possível ou até mesmo que o tempo “corra” para poder usufruir do seu amado sonho.
A vida acadêmica é um enredo cheio de histórias e experiências, isso é inegável. Por isso, quanto mais cedo visualizar o cenário, mais fácil será fazer as preparações para ele. Afinal, nem tudo sairá como planejado, mas não planejar nada é deixar tudo para última hora e se tornará uma experiência muito mais desgastante do que divertida.
Por isso, não tenha medo de planejar a sua vida acadêmica desde o início. Conte com um planejamento financeiro, estabeleça suas metas pessoais e profissionais, desenvolva inteligência emocional e, principalmente, não esqueça de garantir sua saúde mental e física.
Momentos de diversão e lazer também fazem bem para os estudos e o futuro, por isso tenha consciência de priorizar todas as coisas importantes e estabelecer limites para algumas coisas.
A vida do estudante é de altos e baixos desde a escola, então aproveitar a caminhada é a melhor coisa.
Dicas
Para passar nos vestibulares nacionais e internacionais é preciso dedicação e foco, além de ter preservar sua saúde para conseguir entregar a melhor performance nos exames. Além disso, há outras dicas que vão te ajudar a conquistar as melhores universidades do mundo.
Esta é a hora de mirar em seus sonhos e ir para além das fronteiras.
Confira abaixo:
- Estude cerca de 15 minutos um segundo idioma;
Para ter mais facilidade na faculdade no exterior e até mesmo em sua carreira profissional, dominar um segundo idioma deve estar em sua lista de prioridades, já que até mesmo o ENEM uma parte da prova é realizada em outro idioma, como inglês ou espanhol. Ter um segundo idioma fará toda a diferença em sua carreira e dedicar ao menos 15 minutos do seu dia para aprender a escrita, cultura e pronúncia será o suficiente.
- Organize a sua rotina;
Não faça muitas coisas ao mesmo tempo, organize seu tempo para poder se divertir e também estudar com qualidade sem interrupções. Estudar cerca de 8 horas por dia será mais eficaz do que estudar todos os dias 13 horas e ainda sim, não ir bem por conta da exaustão e nervosismo. Conte com a tecnologia para fazer simulados, aprender via internet pelas plataformas ou fazer cursinhos é uma ótima via, caso seja possível. Há material gratuito disponível e pago também, faça o que for melhor para você.
- Conheça os procedimentos;
Conheça os procedimentos internos das instituições ao redor do mundo, como bolsas de estudos, programas de financiamento estudantil, custo de vida médio no local e esteja pronto para atualizar essas informações de forma constante para não ter surpresas desagradáveis.
- Faça planejamento financeiro;
Se você pretende estudar no exterior, o planejamento financeiro e orçamentário é essencial, já que poderá ter mais noção sobre quanto precisa ter para desenvolver-se melhor no país ou instituição. Este planejamento é apenas uma média, não será a plena realidade.
Mas, vale a pena seguir as dicas e desenvolver gosto pela leitura para melhor interpretação de textos no idioma nativo e também estrangeiro.
Dicas extras
Caso tenha problemas com nervosismo, basta você treinar cotidianamente o que sabe através de mapas mentais e desenvolver a autoconfiança sobre si mesmo. Não é uma tarefa fácil, mas estas dicas são essenciais para você que está começando a almejar as melhores faculdades.