Educação
Primeiro dia do Enem conta com aplicação de redação e questões objetivas
Nesta edição, o tema será o mesmo tanto no Enem impresso quanto no digital e, em ambos os casos, deverá ser escrito à mão.
1º dia de prova do Enem 2021 ocorre no próximo domingo, 21, com redação e provas objetivas
Logo no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 marcado para o próximo domingo, 21, os candidatos farão além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação será a redação. Nesta edição, o tema será o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital, entretanto, em ambas as modalidades o texto deverá ser escrito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente.
Veja algumas dicas do que você pode levar no dia da prova
Agora que você sabe que está logo aí um dos exames mais importantes para os estudantes concluintes do Ensino Médio, confira algumas coisas que você não pode esquecer, como:
- Documento de identidade com foto original e válido em todo território nacional;
- Cartão de confirmação;
- Máscara de proteção e álcool em gel;
- Caneta esferográfica de tinta preta feita com material transparente;
- Declaração de comparecimento impressa (caso você precise justificar sua presença no exame.
Ir bem na redação será um diferencial para o candidato que deseja participar de programas, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior, é necessário apenas não ter tirado zero na redação.
Inep ainda não disponibilizou a cartilha do Enem 2021
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibiliza todos os anos, conforme o previsto no edital do exame, uma cartilha com os detalhes da correção. Entretanto, ainda não foi disponibilizada a cartilha do Enem 2021. Mas, documentos dos anos anteriores, com exemplos de redações que receberam a nota máxima, 1 mil, podem ser encontrados na página da autarquia.
Por isso, vale a pena consultar se você quiser atingir a pontuação máxima na redação do exame.
Confira algumas dicas do que não deve levar para o exame
Confira os itens que não devem ser levados para o exame nem mesmo em seus sonhos!
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como chapéus, bonés, gorro, viseira ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, corretivo e régua;
- Livros, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular;
- Relógio (de qualquer tipo);
- Dispositivos eletrônicos, como smartphone, tablets, telefones celulares, wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, gravadores ou mp3, ipod, pen drive;
- Alarmes, chaves com alarmes ou qualquer dispositivo eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos ou mensagens;
- Quaisquer materiais estranhos à realização da prova.
No dia da prova, atente-se aos itens que não são permitidos para que não seja barrado ou passe por situação desagradável antes ou durante o exame. De acordo com o coordenador, o ideal é reservar ao menos uma hora para fazer a redação, isso pode ser feito logo no começo, quando o candidato está mais descansado. A dica é, antes mesmo de ler os textos de apoio, ver, no final do enunciado, qual é o tema da redação. Assim, quando o estudante ler os textos já saberá sobre o que precisará escrever e poderá destacar elementos que o ajudem na produção do próprio texto.