Educação
Museu do Instituto Biológico reabre zoológico de inseto! Conheça mais sobre o único jardim zoológico de insetos do Brasil e América Latina
A exposição “Planeta Inseto” é o único jardim zoológico de insetos do Brasil e América Latina. Visitantes poderão conhecer a barata-cabeça-da-morte e ‘abelhas assassinas’.
Museu do Instituto Biológico foi reaberto no dia 20 de abril
O Museu do Instituto Biológico de São Paulo, localizado na zona sul da capital, foi reaberto no último dia 20 de abril e se orgulha de possuir o único jardim zoológico de insetos de toda a América Latina. O museu possui autorização do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sendo inaugurado em 2010, o local ficou fechado durante a pandemia, mas reabriu após uma reforma que reorganizou a exposição permanente, conhecida como Planeta Inseto.
Espécies pouco conhecidas estão disponibilizadas na exposição Planeta Inseto
O Museu do Instituto Biológico possui exemplares de espécies pouco conhecidas, o que atrai ainda mais a curiosidade sobre o ‘Planeta Inseto’ do qual o Brasil vai conseguir apresentar. O local tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 09h às 16h. Entre as espécies que mais chamam a atenção de todos os visitantes há a barata-cabeça-da-morte, que leva esse nome por causa das marcas escuras que leva na parte superior do tórax.
As baratas fazem parte de uma das atrações mais visitadas do museu pelos visitantes. A corrida das baratas, onde os insetos são colocados em raias enquanto os visitantes assistem agora possui um espaço maior após as reformas ocorridas no local.
A promoção da interatividade é um dos focos do museu após as reformas. Os visitantes são convidados a tocar e se aproximar dos insetos, as atrações também foram adaptadas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência no estabelecimento.
Outra atração que deixa os visitantes animados é a colmeia com câmera instalada em seu interior que mostra a circulação das abelhas e a organização da colônia.
As abelhas possuem um ambiente dedicado a elas, onde há explicações sobre as diferentes espécies e conta aos visitantes, por exemplo, a história das abelhas africanizadas, conhecidas como “abelhas assassinas” que foram colocadas por um pesquisador ao apiário experimental de Rio Claro nos anos 50.
Apesar da liberação destas abelhas muito produtivas, elas também são excessivamente agressivas. No meio ambiente chegou a criar um problema ambiental no interior de São Paulo, já que foram consideradas pragas. Apesar do nome problemático, as abelhas chamadas de africanizadas são cruciais para o desenvolvimento apícola atualmente.
Visitação gratuita no Museu do Instituto Biológico
A entrada é gratuita no museu e, vale lembrar, não possui apenas a barata-cabeça-da-morte e as abelhas assassinas para conhecer, mas também outras espécies incríveis de insetos. As atrações contemplam não só as abelhas e as baratas-cabeça-da-morte, mas também o inseto tenebrio-gigante, bicho-da-seda, bicho-pau e sauva-limão. Para conhecer mais atrações, clique aqui.
O museu é ideal para o público de todas as idades, principalmente os amantes de insetos e pelo meio ambiente, já que terá contato não só com a história das espécies apresentadas, mas também poderá participar de atividades lúdicas.
Além do mais, o museu também possui uma tecnologia sustentável, o que evita a propagação de pragas e, principalmente, evita danos ao meio ambiente.
Se você está interessado em conhecer cada detalhe do ‘Planeta Inseto’ e conhecer outras curiosidades, como a camuflagem, mimetismo e a diversidade de insetos, então este é o lugar ideal para você conhecer.
Após as reformas o local também conta com mais acessibilidade para receber pessoas com deficiência, o que traz mais conforto para os visitantes durante as exposições e atividades lúdicas.