Educação
Fuvest – Segunda fase aborda disciplinas específicas
Redação com tema “As diferentes faces do riso” trouxe surpresa aos candidatos que concorrem a uma vaga na Universidade de São Paulo.
Segunda fase conta com disciplinas específicas
Nesta segunda-feira a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplica a segunda fase do vestibular. Os estudantes buscam conseguir uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) e encaram disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida.
A prova teve início às 13h e a saída dos candidatos é a partir das 15h.
Neste último domingo(16), os estudantes realizaram a prova de português e redação, tendo como tema de redação “as diferentes faces do riso” e cinco textos de apoio para a elaboração da redação.
O que provocou surpresa aos candidatos já que leva a refletir os aspectos distintos do riso perante a sociedade.
Segundo a Fuvest, o primeiro dia teve ausência de 7% dos 30 mil convocados.
Das 11.147 vagas disponíveis para a Universidade de São Paulo em 2022, cerca de 8.211 serão preenchidas pela seleção feita pelo vestibular da Fuvest. A seleção das outras 2.936 vagas será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem).
A lista de divulgação dos aprovados estará disponível no dia 11 de fevereiro. A primeira fase do vestibular aconteceu apenas em 12 de dezembro de 2021, com duração de 5 horas.
As vagas mais disputadas no vestibular Fuvest
Neste ano, a carreira de Medicina em São Paulo lidera o ranking de concorrência do vestibular tanto no número de candidatos inscritos (15.224 estudantes) quanto na relação de candidatos por vaga que possui um índice de 124,8 por vaga.
O curso de Direito tanto em São Paulo quanto em Ribeirão Preto ficou em segundo lugar, com 8.130 candidatos inscritos e seguido de Medicina em Ribeirão Preto com 7.560.
O que faz uma disputa acirrada para os candidatos interessados a esses cursos.
Os cursos mais disputados da Fuvest este ano são:
- Medicina (Ribeirão Preto) são 100,8 candidatos por vaga
- Medicina (Bauru) – 96,1 candidatos por vaga
- Psicologia (São Paulo) – 62,2 candidatos por vaga
- Relações Internacionais (São Paulo) – 47,2 candidatos por vaga
- Ciências Biomédicas (São Paulo) – 45,0 candidatos por vaga
- Superior do Audiovisual (São Paulo) – 43,3 candidatos por vaga
- Psicologia (Ribeirão Preto) – 39,2 candidatos por vaga
- Design (São Paulo) – 34,7 candidatos por vaga
- Medicina Veterinária (São Paulo) – 33,9 candidatos por vaga
O total de participantes é menor do que o da edição passada do vestibular, a queda foi maior entre o grupo PPI (pretos, pardos ou indígenas).
Regras sanitárias devem ser respeitadas por todos os participantes do vestibular
Mediante a pandemia, os protocolos de prevenção continuam mantidos. A ocupação máxima dos locais de prova será de 50% do total em cada escola.
Os candidatos terão que usar máscaras, cobrindo nariz e boca, durante todo o tempo de prova.
A mesma só será retirada quando o candidato for beber água e também realizar o reconhecimento facial. Durante a prova, o fiscal responsável irá passar nas salas com tablet para fazer o reconhecimento dos estudantes.
Os estudantes terão ao seu dispor álcool em gel para as mãos e álcool etílico para a limpeza da mesa do candidato. Vale ressaltar que a alimentação durante o exame dentro da sala continua proibida.
Caso o candidato queira alimentar-se, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar no local estipulado pela coordenação da escola. Entretanto, o tempo gasto na alimentação não será reposto.
As medidas estabelecidas visam conter aglomeração e contágio dos participantes do vestibular da Fuvest.