Educação

Dicas de como se preparar para a Fuvest e outros vestibulares

Publicado

em

Treineiro ou não, o importante é estar sempre preparado. Não permita que um resultado ruim defina um longo ano, mas torna-o uma bela escada para chegar ao seu objetivo. Confira algumas dicas para se preparar para a Fuvest que acontecerá esse ano e outros vestibulares.

Dicas para treinar para Prova Fuvest

Entenda o que é a Fuvest e outros vestibulares importantes

Fuvest é a abreviação dada para a Fundação Universitária para o Vestibular, é uma fundação brasileira e de direito privado ligada à Universidade de São Paulo(USP), o principal objetivo da Fuvest é realizar exames vestibulares para a admissão de alunos para a USP.

Mas, não há somente a Fuvest para entrar em uma das melhores universidades do Brasil, outros vestibulares famosos incluem: Enem e vestibulares das próprias faculdades,sejam públicas ou privadas.

Ao passar no vestibular e ocorrer a publicação do resultado dos aprovados, os estudantes podem correr com as documentações, pois logo começarão a estudar na respectiva universidade escolhida.

Diferente da Fuvest, que possibilita treineiros e, caso não passe, deverá fazer outra prova para o próximo semestre, o Enem ocorre uma vez ao ano e engloba programas governamentais que oferecem apoio e seleção para faculdades públicas e privadas, os programas conhecidos e amados pelos estudantes são: ProUni, SiSU, enquanto que, o FIES é o financiamento estudantil que viabiliza o estudante pagar suas mensalidades após concluir o curso ou de acordo com o contrato.

O Enem oferece bolsas em faculdades 100% e também 50% ou até mesmo 20%, a depender, claro, do desempenho do aluno e da instituição escolhida.

Importância de saber o que quer antes de enfrentar uma maré, pelo menos, de 90 questões

Antes de pagar a taxa de inscrição de qualquer vestibular, reflita sobre o que é que você quer ao longo da sua vida. Estabeleça prioridades, estude critérios atuais e as possibilidades, procure bastante sobre a área que está interessado para que, ao ingressar logo no primeiro semestre já esteja certo de ir até o final, pois encontrou-se ali o que realmente procurava.

A indecisão é uma ótima conselheira, desde que você procure por mais informações a fim de ter uma certeza sobre a questão de sua carreira profissional e acadêmica.

Estude o mercado de trabalho, converse com profissionais formados e/ou que trabalham na área para ter ideia se a realidade está adepta às suas expectativas.

Ao fazer isso você evita duas coisas: frustração e desânimo prolongado. É comum enfrentar desilusões ao longo do curso, mas vale lembrar que quanto mais certo você estiver antes de ingressar na universidade, mais fácil será para identificar se quer mesmo continuar com a ideia ou não.

Mudar sempre será possível e recomeçar, também. Por isso, esteja atento aos calendários e a si mesmo para ser o mais fiel possível ao que realmente deseja.

Dicas para passar em qualquer prova importante

Confira algumas dicas principais para fazer vestibular, prova do Detran, prova do ensino médio, prova do ensino fundamental/técnico e até mesmo concurso logo abaixo:

  • Pratique a leitura diária;

Não comece lendo os clássicos da literatura, mas livros que lhe despertem interesse. Se não tiver costume de ler, então comece com um mangá, HQ ou Gibi que mais lhe agrade e, eventualmente, aventure-se em outros gêneros de leitura e histórias.

  • Faça anotações e mapas mentais;

Independente de qual prova você fará, ao realizar anotações ao longo da aula e/ou estudo e mapas mentais facilitará sua capacidade de aprendizagem e memorização sobre o que foi apresentado. Melhor do que memorizar é aprender a seu próprio modo.

  • Organize seu tempo;

Estudar sempre será ótimo, mas saber descansar e se divertir também. Ao separar um tempo para cada coisa você colabora com seu aprendizado e, consequentemente, fica mais tranquilo durante a aplicação de uma prova já que cuidou de sua saúde mental e física durante a preparação para o exame.

Não adianta ficar afobado, se você seguir as três dicas de ouro você consegue controlar todo o nervoso e ainda, sair do local de aplicação da prova tendo uma base do “quão bem” você foi. Apesar de “ser fácil falar”, com a prática fica ainda mais fácil.

Por isso, caso tenha feito uma ou diversas provas, mas o resultado não saiu como esperado, reflita sobre o que está sendo difícil, se é a prova ou suas próprias tensões diante do exame e em si mesmo. Tendo a resposta, aplique essas três regrinhas de ouro e vá em frente! Com um passo de cada vez você conseguirá aproveitar melhor toda a experiência.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile