Cursos
Por que fazer um curso técnico
Diferente de um curso profissionalizante, o curso técnico possui muito mais ramificações e seriedade para o mercado de trabalho. O porquê está na grade “técnica” que visa mais a prática do conteúdo e facilita a entrada do estudante no mercado de trabalho, bem como na área que deseja.
Por isso, confira o quão importante é fazer um curso técnico. Antes de começarmos a dizer os motivos mais louváveis de fazer um curso técnico, é preciso que saiba o que é.
O que é um curso técnico?
O curso técnico é um curso de curto período, dura em média 1 ano e meio a dois anos, o curso técnico possui nível médio. Ou seja, não é preciso que tenha uma graduação ou pós graduação para fazê-lo. Sua grade curricular além de possuir a teoria daquela área, visa mais a prática. Ou seja, se você quer ser um farmacêutico no futuro será interessante fazer um curso de “farmácia” para já se ter uma ideia do que será estudado e como é a prática da área.
O curso técnico é mais voltado para o mercado de trabalho, portanto toda vez que você se perguntar o porquê o curso é mais “curto” e porquê oferece mais prática do que teoria, é por conta disso.
Entretanto, não precisa ser feito somente após a conclusão do ensino médio. Existe o “curso técnico integrado” que é para os alunos que saíram do ensino fundamental e estão indo para o primeiro ano do ensino médio.
Outro detalhe importante sobre o curso técnico é que ele é dividido em 13 eixos tecnológicos:
- Ambiente e Saúde;
- Controle e Processos Industriais;
- Desenvolvimento Educacional e Social;
- Gestão e Negócios;
- Informação e Comunicação;
- Infraestrutura;
- Militar;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Design;
- Produção Industrial;
- Recursos Naturais;
- Segurança;
- Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Você poderá escolher dentro destas 13 áreas um curso técnico que lhe agrade para ingressar no mercado de trabalho.
Qual é a diferença entre um curso técnico e um curso profissionalizante?
- O curso técnico dura de 18 a 24 meses, a certificação conta com as disciplinas cursadas, a carga horária e a validação técnica reconhecida em todo território nacional. As oportunidades de trabalho e salário são ainda melhores por conta de que o curso técnico conta com a elaboração de TCC e também estágio supervisionado. O título de técnico também é reconhecido e, é claro, a depender da área poderá fazer o cadastro como técnico no órgão responsável. Este modelo de curso oferece aprofundamento profissional e preparo para o cotidiano profissional.
- O curso profissionalizante dura em média de 6 a 18 meses, a depender da área. Não possui título de técnico, como também o certificado constitui o nome do curso, a carga horária e a assinatura do representante da instituição. Entretanto, apesar de poder ser usado como “aulas extracurriculares” em algumas faculdades, esta certificação não possui valor frente ao MEC.
Portanto, agora que você sabe tudo isso o porquê está não só nas oportunidades de trabalho, mas também em melhores condições de salário, prática e conhecimento aprofundado da área que lhe despertou interesse. É indicado que faça um curso técnico da sua área antes que vá para a faculdade (caso possa) para que já tenha uma prévia do que lhe aguarda.