Educação
Confira como a falta de educação financeira dos brasileiros impacta o desenvolvimento da vida pessoal e profissional
A ausência de educação financeira na sociedade brasileira traz grandes impactos na vida e, por isso, vamos te apresentar o porquê de tudo isso. Veja como isso impacta a sua vida profissional e pessoal.
O que é Educação Financeira
De acordo com a OCDE (2005), a educação financeira é um processo do qual as pessoas e as pessoas melhoram sua própria compreensão sobre conceitos e produtos financeiros de tal forma que entendem melhor a informação, formação e orientação dos mesmos. A educação financeira passa a fornecer desenvolvimento de valores e competências para ver oportunidades e riscos nas transações financeiras do dia a dia.
Ou seja, a educação financeira proporciona mais conscientização na tomada de decisões que auxiliam no bem-estar do indivíduo ou grupo de pessoas. Com a educação financeira as pessoas podem compreender quais opções de crédito ou investimento, bem como planejamento e consumo é o que proporciona segurança e mais conforto a sua vida.
Vantagens da educação financeira
Confira algumas vantagens que apenas a educação financeira proporciona:
- Mais conscientização na tomada de decisões;
Você passa a ter mais consciência sobre o que é o melhor e o que será pior diante de cada situação e cenário financeiro apresentado.
- Mais autonomia;
Proporciona mais autonomia com as finanças pessoais e também do mundo corporativo caso queira ser um microempreendedor.
- Proporciona qualidade de vida;
Tanto para fazer o dinheiro render quanto para não cair em dívidas por conta da ausência de uma boa administração sobre o seu capital.
- Mais opções para investir e planejar o futuro.
Com a educação financeira você passa a entender quais investimentos valem a pena para você e, ainda, fazer um planejamento sobre o futuro, como metas, objetivos e até mesmo previsões.
O que acarreta a falta de educação financeira
A ausência da educação financeira acarreta em:
- Mais facilidade de endividamento;
As pessoas sem educação financeira possuem mais facilidade em entrar em dívidas por conta de não conseguir compreender quando e como tal decisão será um grande problema para a carteira.
- Menos compreensão do que é o problema;
Além de não conseguir compreender o que é o problema, terá sido o uso contínuo do cartão de crédito, ter gastado mais do que devia ou ter emprestado dinheiro em tempos inoportunos?
- Mais dependência do crédito e empréstimos;
Mais dependência do cartão de crédito e pedidos contínuos de empréstimos para instituições financeiras ou terceiros do ciclo social, o que acarreta em diversos problemas tanto financeiros quanto emocionais.
- Menos autonomia.
A ausência de autonomia sobre a vida financeira e, consequentemente, os seus desejos de compra e consumo interferem não só na qualidade de vida, mas também em sua autoestima.
Por conta disso, a ausência de educação financeira acarreta diversos problemas tanto emocionais quanto financeiros e, por isso, é necessário investir algum tempo para aprender sobre ela.
O que faz com que você fique mais estressado no trabalho, mais dependente dele e, inclusive, mais difícil de se concentrar e desenvolver-se bem por conta das obrigações.
Onde aprender e conhecer mais sobre educação financeira
Se você está pensando que aprender sobre educação financeira é preciso investir muito dinheiro, está completamente enganado. O Brasil é um dos poucos países que possui uma ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). A ENEF é uma articulação entre 11 instituições de governo e da sociedade civil, por conta disso valoriza ações da iniciativa privada, sociedade civil e o governo.
Se você está interessado em aprender mais sobre a educação financeira você pode conferir através de diversos sites, como:
- ENEF;
- Omie Academy;
- Sebrae;
- Me poupe!;
- Dinheirama;
- Finanças Femininas;
- DSOP.
Estes são os 7 melhores canais para você aprender, entender e aplicar cada vez mais a educação financeira em sua vida.
Ao aprender sobre educação financeira você proporciona menos estresse a si mesmo, o que melhora tanto seus relacionamentos pessoais quanto sua vida profissional que exige concentração e, por vezes, bom humor para lidar com determinadas situações.