Educação

Confira 7 motivos para fazer o ENEM 2021

Publicado

em

O Enem (Exame Nacional do Ensino) é a mais importante avaliação do Brasil. Ele foi criado em 1998. O Enem faz a medição do desempenho dos alunos que terminaram o ensino médio. Quando o Enem foi criado, seu intuito era apenas acompanhar o desempenho dos alunos.

Motivos para fazer o ENEM 2021

No entanto, atualmente ele é utilizado para muitas finalidades no ensino. Confira 7 motivos para fazer o Enem 2021.

1 – O ENEM como vestibular

 Grande parte das instituições de ensino superior utilizam o Enem como parte de seu processo seletivo. Em muitas instituições não existe mais vestibular.

Outras ainda mantêm o vestibular, mas utilizam o ENEM como opção para os candidatos usarem sua nota. Algumas até dão bolsa pela sua nota do Enem.

2 – Financiamento pelo Fies

 O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal. Ele oferece empréstimos com juros baixos para que os estudantes paguem por seus cursos em instituições privadas.

O Fies foi criado em 2004. Para participar dele você deve ter feito o Enem a partir de 2010. Qualquer ano é aceito.

É preciso também ter renda familiar de até três salários mínimos. Além disso, é necessário ter uma nota igual ou maior que 450 pontos no Enem e não ter nota zero na redação.

Você pode acessar o site oficial do portal fies e ter mais informações: http://portalfies.mec.gov.br/

3 – Vagas no SiSU

É por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) que grande parte das instituições públicas de ensino superior efetua seus processos seletivos.

O gerenciamento do projeto é feito pelo MEC (Ministério da Educação). Para ter acesso ao SiSU é necessário ter realizado o Enem sem ter tirado zero na prova.

Algumas instituições públicas exigem uma pontuação mínima no Enem. É necessário ter realizado o Enem ao menos uma vez.  Faça sua inscrição no site.

 4 – Ter o certificado do ensino médio

Pela sua nota no Enem você pode obter seu certificado de conclusão do ensino médio.

É só pedir isso na hora da inscrição do exame e também indicar uma instituição de ensino para certificar você.

Você precisa ter ao menos 18 anos e conseguido uma nota igual ou maior que 450 pontos no Enem em cada área de conhecimento. Também é necessário ter obtido 500 pontos na redação.

Entenda mais no site oficial do portal Inep http://portal.inep.gov.br/certificacao-ensino-medio

5 – Conseguir estudar em Portugal

 Algumas instituições universitárias de Portugal mantêm convênio com o INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso dá a oportunidade de brasileiros serem selecionados para estudar em Portugal através do Enem.

A definição das notas essenciais para ingressar em uma graduação de Portugal é realizada pelas próprias universidades. Também há uma variação de acordo com o curso escolhido.

Para saber a nota mínima é necessário consultar os sites das universidades. Saiba mais no site do INEP.

6 – Participar do ProUni

 Pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) é possível conseguir bolsas de estudos em faculdades privadas. O custo será financiado pelo Governo Federal.

As bolsas podem ser de 100% (integrais) ou de 50% (parciais).

Para concorrer a alguma bolsa você deve ter renda bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família.

No caso da bolsa parcial, a renda mínima é de 3 salários mínimos por pessoa da família. Isso deve ser comprovado.

Você também não pode ter nenhum ensino superior e ter nota mínima de 450 no Enem. Não é possível ingressar no ProUni se você tiver nota zero na redação.

Estudar para o ENEM 2021

Se você foi um estudante que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, pode ingressar no ProUni.

Há exceções para quem tem ensino superior completo. Professores da rede pública que trabalham na educação básica e profissionais que trabalham em uma instituição pública podem ingressar no ProUni. Só é necessário comprovar a renda.

7 – Ter acesso ao UninCor com bolsa

 A UninCor oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Ela fica em Minas Gerais, mas oferece cursos na modalidade à distância também.

A UninCor tem um programa de bolsas para participantes do Enem. É necessário que seja sua primeira graduação para participar.

Se você conseguiu nota igual ou maior que 300 na redação, os descontos para graduação vão de 20% a 50%.

Critérios socioeconômicos também são avaliados para oferecer as bolsas de estudos. Entre no site para maiores informações.

Datas do Enem 2021

As inscrições para o Enem ocorreram entre 30 de junho e 14 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.  Embora ainda exista a pandemia da Covid-19, fazer o Enem só vai trazer benefícios para você.

E pelos dados das inscrições, as provas terão o menor índice de participantes desde 2005. O resultado sairá em janeiro ou fevereiro de 2022.

Se você realizou a inscrição, mas está com dúvidas sobre realizar as provas ou não, tenha em mente todas as 7 vantagens que você aprendeu aqui sobre o Enem e aproveite que não será tão tumultuoso esse ano.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile