Educação
Aprenda a criar uma rotina melhor de estudos: Conheça 3 técnicas de estudo para aprender melhor!
Não está tendo o rendimento que precisa nos estudos e quer aprender algumas técnicas para ter mais produtividade nesse tempo? Hoje, mostraremos quatro técnicas de estudo para aprender a estudar melhor!
Excesso de aprendizagem pode ser muito difícil para diversas pessoas, principalmente para quem tem dificuldade em concentração e memorização. Contudo, existem técnicas que podem facilitar esse processo e te ajudar a aprender com mais facilidade os conteúdos que você precisa.
Através dessas técnicas você consegue utilizar melhor o seu tempo e ser mais produtivo realizando as atividades que precisa. Então, se quer conhecer técnicas de estudo para começar a ter mais produtividade e aprender melhor, fique com a gente até o final!
Técnica Pomodoro
A técnica de Pomodoro é uma das mais famosas de estudo e proatividade do mundo e utilizada por diversas pessoas. Sua popularidade vem da eficiência que essa técnica tem para melhorar o processo de aprendizagem e principalmente foco e organização.
A técnica se baseia em se focar totalmente em uma atividade por 25 minutos, após isso, você pode descansar e realizar outra atividade por 5 minutos. Sendo assim, você consegue realizar uma rodada da técnica pomodoro.
Com isso, após três rodadas de 25 minutos de produtividade e 5 minutos de descanso, você pode ter um tempo de descanso maior. Esse circo esclarece entre 3 a 5 e o tempo de descanso após eles pode ser de 15 a 30 minutos.
Mapa mental
Uma das características mais importantes para ter mais produtividade em aprender a separar cada matéria para determinada. Um dos erros mais comuns é tentar estudar duas matérias totalmente diferentes, ou mesmo realizar atividades totalmente diferentes ao mesmo tempo.
Por isso, ter o mapa mental pode te ajudar e é uma técnica muito popular, especialmente na Ásia, onde a concentração e foco são disciplinas de várias escolas. Interessante notar que você não é uma máquina e por isso precisa realizar uma atividade de cada vez.
O mapa mental é capaz de dizer qual é o melhor horário para você estudar e ter mais foco, mostrando assim o melhor caminho para você ter produtividade no seu dia. Outro ponto do mapa mental é que ele te mostra quais segmentos você tem mais facilidade e quais têm mais dificuldade.
Sendo assim, você consegue entender quais você precisa se focar mais do que os outros, principalmente os que têm mais dificuldade.
Autoexplicação
Uma das técnicas mais interessantes para melhorar suas atividades acadêmicas e de estudo aumentando sua produtividade é a autoexplicação. Quando você começa a ensinar a falar em voz alta o que entendeu da matéria fica mais explícito Se você realmente entendeu o que estudou.
Esse exercício funciona principalmente para se preparar para provas, porém, pode ser utilizado para outras atividades também. Dessa forma, sempre que você não tiver 100% de certeza que entendeu a matéria você pode revisar e tentar novamente.
Essa técnica é interessante por utilizar a mesma memorização através da explicação da matéria estudada. Com isso, você consegue ter mais certeza do que sabe durante os seus estudos.