Economia

Veja como fazer a faxina na sua carteira

Publicado

em

Está com dívidas ou cansado de apenas receber o salário e não sobrar nada ao pagar as contas? Aqui vamos te ensinar como fazer a faxina na sua carteira, ou seja, como tirar tudo que atrapalha a “limpeza” e boa organização das suas finanças. Confira! 

Necessidade de faxina

É comum que você arrume a casa ou o setor do seu serviço antes de trabalhar, não só para trabalhar bem, mas aproveitar o melhor do local. Ao falarmos de fazer uma faxina em sua carteira significa realmente uma grande faxina! Porém, para fazer isso é necessário encontrar uma urgência para que a faxina seja feita. Como assim? Bem, só é necessária a faxina se houver “sujeira”, concorda? Uma casa completamente limpa não precisa, necessariamente, de uma faxina. Mas, precisará se tiver alguma sujeira. 

A necessidade de uma faxina na sua vida financeira apresenta que você está cansado de lidar com o ciclo de ter dinheiro somente um dia, mas logo após não restar mais nada. Apesar de ser famoso esse ciclo, não é nada bom. Esse tipo de ciclo pode deixar até mesmo deixar o indivíduo doente e dependente de um emprego desgastante. 

Entretanto, ao enxergar a precisão é possível fazer alguma coisa. Todo dinheiro, por mais que seja contado cada centavo, ainda pode render. 

Basta estar disposto. Quer ver como fazer isso? Veja só. 

Vantagens de ter controle financeiro

As principais vantagens de ter controle financeiro podem ser ditas como universais, desde que note a sua importância e o que são, conheça abaixo: 

  • Maior autonomia; 

Ao elaborar um planejamento financeiro você consegue desenvolver nada menos e nada mais do que autonomia para lidar com todas as questões acerca do seu capital. Tendo a visualização clara do que está entrando e saindo da sua carteira torna mais fácil identificar as ervas daninhas. 

  • Proporciona menos estresse; 

Não precisa ficar mais tão preocupado com as contas chegando, já que você saberá exatamente o que vai entrar e o que vai sair. Em caso de imprevisto, será bem mais fácil contornar a situação sem tanto estresse.  

  • Propõe a elaboração de uma reserva de emergência;

A reserva de emergência é responsável por lidar exclusivamente com os imprevistos. Para conseguir formar a reserva de emergência é necessário ter um capital que cubra seus gastos habituais dentro de um período de, pelo menos, 6 meses. O controle financeiro acaba envolvendo a precisão de elaborar uma reserva de emergência apenas por “precaução”.

  • Melhora a autoestima e confiança.

Com as contas e autonomia em dia sobre suas finanças, consequentemente vai melhorar a sua autoestima e confiança sobre o gerenciamento feito. 

Por conta disso, o controle ou planejamento financeiro é essencial para aqueles que querem sair do ciclo vicioso de apenas pagar as contas e ficar zerados logo após. 

Confira como fazer a faxina na sua carteira 

Agora que você sabe tudo isso, veja como usufruir sem grandes complicações abaixo: 

  • Dedique um tempo para fazer a elaboração de uma planilha de controle, se não for possível, então utilize de aplicativos de controle financeiro para que possa registrar todas as suas entradas e saídas. 
  • Esteja disposto a eliminar as ervas daninhas, ou seja, acabar com os gastos desnecessários. Estes gastos são compostos por utilizar despretensiosamente carros por aplicativos, restaurantes, bebidas e até mesmo presentes a todos que conhece pode se tornar a sua erva daninha.
  • Tenha disciplina! Ou seja, ao fazer cortes nas ervas daninhas, não volte a elas no mês seguinte. Ao invés disso, você pode optar por investir o dinheiro que “sobrar” no Tesouro Direto ou até mesmo em formar uma reserva de emergência. 

Apesar destes três itens não serem fáceis, a prática poderá levá-lo à perfeição. Por isso, mesmo que não consiga fazer tudo de imediato, ao fazer aos poucos já será de grande avanço. 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile