Economia
Tipos de perfil de investimentos para iniciantes em 2021
Se você está começando agora a investir e está com dúvidas sobre o que fazer neste ano de 2021, então aprenda como fazer um bom investimento mesmo sendo iniciante! Confira.
O que é ser investidor?
Ser investidor é, antes de tudo, buscar experiência no mercado de ações e investimentos. Para ser um investidor precisa saber qual é o seu perfil para entender qual é o seu investimento ideal.
Como saber qual é o meu perfil de investidor?
Se você quer saber qual é o seu perfil de investidor para começar a investir, então fique atento nos seguintes perfis:
-
Conservador
Este é o perfil do investidor que não prefere correr riscos, por conta disso prefere aplicações seguras. Em outras palavras, ele não está disposto a perder mesmo diante das possibilidades de obter ganhos. Este investidor prefere optar por retornos concretos.
É comum que aplique recursos na renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs pré-fixados, LCs, LCIs/LCAs.
-
Moderado
Este é um meio termo. O investidor de perfil moderado é aquele que opta por arriscar mais que o conservador em busca de rentabilidade, porém não está nem um pouco disposto a correr grandes riscos que possam resultar perda em sua carteira.
Desta forma, pode-se dizer que este perfil prefere a segurança patrimonial, mas em determinadas situações prefere correr o risco. O que possibilita mais tipos de investimentos disponíveis, desde pequeno e médio prazo até a longo prazo. É comum que coloquem suas aplicações em ações e o restante em CDBs, Fundos de Renda Fixa. É possível visualizar que, este investidor mistura seus recursos tanto na renda fixa quanto na variável, o que prefere é a previsibilidade do rendimento.
-
Agressivo
O perfil agressivo ou arrojado é aquele que busca rendimentos maiores e está disposto a correr riscos para que isso aconteça. Portanto, conte com a imprevisibilidade e perdas em curto prazo para que obtenha grandes ganhos em um tempo muito maior.
É comum que investidor agressivo aplique na renda variável, como ações, fundos de ações, compra e venda do câmbio, fundos imobiliários. O potencial de retorno é maior devido ao risco destes investimentos.
Agora que você sabe quais são os perfis de investidores e identificou-se com algum, pode saber o que é melhor para você.
Neste ano de 2021 a economia está balançada, a taxa Selic está aumentando e, é claro, se você está apenas iniciando. É bom que saiba os pormenores da área antes de apenas entrar neste cenário.
No que é bom investir no ano de 2021?
Não só no ano de 2021, mas se você é iniciante. É preferível que faça investimentos seguros para que entenda como funciona todo o procedimento de ganhos e perdas, com a renda fixa é possível que tenha alguma noção e curiosidade para ir para a renda variável.
Porém, há alguns investimentos que não podem ficar de fora, como:
- Tesouro Direto;
- CDBs;
- Fundos Imobiliários;
- Fundos de Renda Fixa;
- Ações;
- Criptomoedas.
Estas são as melhores opções de investimento em 2021. Para os iniciantes, é bom que faça um “teste” para curto e a longo tempo, tanto na renda fixa quanto em uma renda variável.
Desde que esteja de acordo com o que pretende e seja de acordo com seu perfil, os investimentos estarão à sua espera.
Independente de usar como reserva de emergência ou não.
Como saber que fiz um bom investimento?
Esteja ciente que há investimentos de baixo risco, aqueles que você sabe exatamente quais são seus ganhos e aqueles de médio risco, que você trabalha com a possibilidade ganho e perda, aqueles que possuem grande risco é aquele que a imprevisibilidade de ganhar ou perder é algo que deve ter em mente.
Por conta disso, o bom investimento deve ser analisado quando você faz a sua aplicação com consciência. Posteriormente, os resultados serão menos drásticos do que se fazer algo que não se sabe o porquê de ter feito.
Portanto, saiba no que está investindo, tenha em mente por quanto tempo será o investimento e quais serão as probabilidades e possibilidades de ganhos e perdas.
Desta forma, você garante um investimento seguro, saudável e agradável independente de renda fixa ou renda variável neste início como investidor em 2021.