Economia
Saiba agora o que é Economia Verde
De acordo com a Pnuma Economia Verde é um termo usado como uma “alternativa ao modelo econômico dominante que vivemos atualmente, o qual exacerba as desigualdades, incentiva o desperdício, desencadeia a escassez de recursos ou gera ameaças ao meio ambiente e a saúde humana”.
O conceito de Economia Verde propõe tornar a economia atual em um modelo mais sustentável, com mais inclusão social, eficiência no uso de recursos naturais, consumo consciente de baixo carbono e outras medidas que preservem o meio ambiente e a saúde humana.
Veja a importância da Economia Verde
A Economia Verde é um caminho para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, definida em 2015. Alguns pilares da agenda são sobre as energias renováveis e acessíveis, redução de desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e a ação climática.
Esse é um processo de transformação através da sustentabilidade, o que é importante para os países que devem estar preparados para enfrentar os maiores desafios do século XXI, como a urbanização crescente, a escassez de recursos e as mudanças climáticas com a volatilidade econômica.
É importante conscientizar a todos sobre a importância de uma sustentabilidade eficaz que previne uma série de catástrofes que o desmatamento desenfreado ao meio ambiente oferece à saúde dos seres humanos e os seres que vivem neste planeta.
Entretanto, é importante visar que a Economia Verde não é uma barganha com o meio ambiente.
Conheça os benefícios da Economia Verde para o mundo
Conheça logo abaixo os principais benefícios e objetivos da Economia Verde para o mundo:
- Desenvolvimento econômico com igualdade social;
- Erradicação da pobreza;
- Melhoria do bem-estar dos seres humanos;
- Redução do impacto ambiental negativo e a escassez ecológica;
- Combate ao aquecimento global, como a emissão de gases, consumo irracional de água potável;
- Geração de empregos e progresso econômico.
Todos estes benefícios visam um novo modelo econômico que prioriza a sustentabilidade dos recursos já existentes e, uma nova geração de empregos e desenvolvimento de uma economia mais inclusiva entre e para os países em desenvolvimento e os países ricos.
Desta forma, você pode interpretar com clareza que a Economia Verde não está visando o desperdício desenfreado, mas uma conscientização sobre as formas de consumo.
Veja abaixo as características da Economia Verde
Além do uso eficiente de recursos naturais, inclui-se: pouco uso de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, diesel) e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia, práticas e processos de inclusão social e erradicação da pobreza; investimento e valorização da agricultura verde, tratamento adequado do lixo e o sistema adequado de reciclagem, qualidade nos sistemas de mobilidade urbana.
Essas são as principais características da Economia Verde, como pode ver, é um modelo econômico que promete bastante benefícios para todos, independente do país em desenvolvimento ou um país rico.
Por isso, está cada vez mais intenso o debate sobre o Clima e a Economia Verde este ano. Afinal, há diversas expectativas e experiências que devem ser relatadas durante a COP deste ano, por isso e outras, entenda o que significa os termos para não ficar perdido.