Renda

Reserva de Emergência é Fundamental Para Um Investidor

Publicado

em

Conhecimento, estratégia e uma reserva de emergência, esses são os três pilares de um investidor de sucesso! Assim, ao longo deste post você confere como montar a sua reserva de emergência e qual a sua relevância para a sua atuação no mercado financeiro.

Imagem: Patriot Software

Muitos são os fatores que interferem e influenciam a performance de um investidor, onde o seu conhecimento e a busca por seus ideais, são fatores que irão nortear a sua atuação no mercado financeiro.

No entanto, existe também um fator importantíssimo para aqueles que desejam ter sucesso através de seus investimentos, sendo este, um elemento que possibilitará que você tenha a segurança que precisa para atuar no ramo dos investimentos da melhor forma possível.

Trata-se do fundo de emergência, que equivale a uma quantia no qual você poderá recorrer diante de algum imprevisto ou situação inesperada. Pois como sabemos, todos nós nos deparamos com situação que muitas vezes fogem do nosso controle, e, ter a segurança financeira adequada para lidar com essas situações é um fator essencial para a sua atuação como investidor.

E nós já te explicamos o motivo!

A reserva de emergência traz tranquilidade para a sua atuação no mercado financeiro

Um dos primeiros passos que uma pessoa que deseja investir precisa dar é montar uma reserva de emergência, pois a partir dela você poderá traçar suas metas e objetivos para os seus investimentos.

Pois pense que, em caso de algum imprevisto, você não terá que recorrer aos seus investimentos para solucionar tais situações, pois terá o seu fundo de emergência para cobrir qualquer situação inesperada.

Tendo em vista que, em alguns casos, o resgate de seus investimentos antes do prazo estipulado para acarretar em perdas financeiras, afetando de forma significativa a sua atuação no mercado financeiro.

Em caso de investimentos de baixa liquidez, a sua perda financeira pode ser ainda maior, pois há o risco de você ter que vender o seu bem ou ação a um preço significativamente menor do que o seu valor, gerando prejuízos para você como investidor.

Assim, além de ter suas metas muito bem-definidas, e o conhecimento adequado para saber como atuar para ter ganhos cada vez mais elevados, você precisa também ter uma reserva de emergência para parte fundamental de sua atuação no mercado financeiro.

Pois a percepção de que você pode usar de seus investimentos em casos de imprevistos, pode afetar de forma significativa a sua performance e interferir diretamente em seus ganhos. Tendo em vista que você claramente pode usar de seus investimentos para poder lidar com uma situação inesperada, mas, este é um fator que pode te impedir de alcançar o sucesso almejado no mercado financeiro.

Como montar uma reserva de emergência

Imagem: Jason Lowe

Pense que a sua reserva de emergência é a segurança para que você possa atuar no mercado financeiro de forma concisa e coerente. Pois muitas vezes, por não ter a segurança de ter um dinheiro guardado para possíveis emergências, você pode perder excelentes oportunidades no mercado financeiro devido ao receio de investir em um investimento de baixa liquidez e não poder contar com este recurso diante de uma eventual emergência.

Assim, com a sua reserva de emergência você tem a tranquilidade de investir na melhor ação sem ter que se preocupar com uma possível situação em que você precise resgatar o seu dinheiro antes do prazo estipulado.

Dessa forma, alguns dos passos para montar a sua reserva de emergência são:

  • Tenha metas definidas para a sua atuação no mercado financeiro, pois, a partir delas, você começará a planejar a sua reserva de emergência.
  • Faça um levantamento dos seus custos mensais, pois será a partir desses valores que você definirá o valor ideal da sua reserva de emergência.
  • A sua reserva de emergência deve ser calculada tendo como base três vezes o valor dos seus custos mensais.

Pois conhecendo o valor de seus custos mensais, você poderá estipular um valor que trará a você a segurança e a tranquilidade que precisa para atuar no ramo financeiro. Ressaltando que a média do valor de uma reserva de emergência equivale a três meses de seus custos mensais, onde este valor pode variar tanto para mais, quanto para menos, tendo como base os seus objetivos através de sua atuação no mercado financeiro.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile