Renda

Liquidez Para Investidores Iniciantes

Publicado

em

Muitos são os conceitos que um investidor iniciante precisa compreender para começar a sua jornada no mercado financeiro. Dessa forma, ao longo deste post iremos abordar o termo liquidez para que investidores iniciantes possam compreender o conceito e compreender como a liquidez influencia em sua atuação financeira.

Imagem: Patriot Software

A sua base de conhecimento será essencial para a sua atuação no mercado financeiro, sendo assim, faz-se necessário que você esteja constantemente em busca de novas informações que agreguem valor às suas ações no mercado financeiro.

Pois será justamente a partir da sua base de informações que você poderá definir o seu perfil de investidor e definir as metas e objetivos que deseja alcançar através de sua performance no mercado financeiro.

E ao definir as suas metas, e saber exatamente o que almeja alcançar, você poderá escolher investimentos e ações que possuem a liquidez adequada aos seus objetivos.

Mas afinal de contas, o que de fato significa liquidez em termos financeiros?

O que é liquidez

Basicamente podemos definir a liquidez de um investimento equivale a rapidez com a qual você pode transformar um bem em dinheiro. Ou ainda, a liquidez está diretamente associada a fluidez de um investimento, ou seja, o quão depressa eu posso convertê-lo em dinheiro.

Dessa forma, podemos notar que termos como facilidade e rapidez integram diretamente o conceito de liquidez em termos financeiros.

Note que este é um ponto essencial para investidores, independentemente de qual seja o seu grau de experiência na área. Tendo em vista que a liquidez será um dos principais agentes norteadores de suas ações no mercado financeiro.

Isso porque será justamente através da análise da liquidez que você será capaz de definir quais são os investimentos ideais para você de acordo com as suas expectativas e metas pré-definidas para a sua atuação no mercado financeiro.

Ressaltando que o seu objetivo em relação à liquidez de um investimento definirá também traços importantes em relação ao seu perfil de investidor.

Qual a melhor taxa de liquidez para os meus investimentos?

Imagem: Scripbox

Quanto a liquidez adequada para um investidor, este é um fator variável e que tende a mudar de acordo com as seguintes situações e características:

  • Perfil do investidor
  • Metas do investidor
  • Estabilidade financeira

Assim, antes de realizar um investimento, é fundamental que você reflita sobre a facilidade e também a respeito da agilidade com a qual você desejará converter o seu investimento em dinheiro.

Por exemplo, a poupança é um investimento com alta liquidez, mas baixa rentabilidade. A aquisição de um imóvel, em contrapartida, possui baixa liquidez, mas tende a alcançar uma rentabilidade mais elevada.

Note que a liquidez varia diretamente de acordo com o investimento, por isso é fundamental que o investidor reflita a respeito da taxa de liquidez ao realizar uma ação no mercado financeiro.

Pois ainda de acordo com o nosso exemplo, a liquidez da poupança é alta porque você tem fácil acesso ao dinheiro. A liquidez de um imóvel é baixa porque, caso precise de dinheiro, o tempo de conversão do bem em dinheiro tende a ser significativamente maior, e, caso você tenha que se desfazer rapidamente do bem, pode correr o risco de perder dinheiro ao longo do processo.

Dessa forma, é fundamental ter o domínio e conhecer a liquidez de um investimento para assim poder escolher qual deles melhor atende às suas expectativas, pois dessa forma você minimiza as chances de perdas financeiras através de suas ações.

Sendo assim, podemos notar que quanto mais facilmente você ter acesso ao dinheiro investido, maior terá sido a liquidez do investimento, e quanto menor for o seu acesso, menor será a taxa de liquidez de um bem.

Assim, destacamos que para escolher o melhor investimento de acordo com o seu perfil e metas no mercado financeiro, você terá que saber exatamente o que almeja alcançar e definir a liquidez que você deseja obter através de sua atuação no mercado financeiro.

Ressaltando ainda que a estabilidade financeira tende a possibilitar que você invista em bens com menores taxas de liquidez, pois você terá a base necessária para poder esperar o tempo que for preciso para que aquele bem seja convertido em dinheiro.

O que nos leva a outro fator muito importante para investidores iniciantes: A reserva de emergência, que possibilitará que você atue de forma segura e concisa no mercado financeiro.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile