Renda
Imposto de Renda Malha Fina – Consultar se você está encrencado
Se você informou um dado errado ou omitiu alguma informação sem querer, automaticamente cairá na malha fina. O que fazer?
Atualmente, o processamento de dados de uma declaração de imposto de renda pela Receita Federal ocorre de maneira muito rápida. Com a tecnologia, pouco tempo após o envio da declaração já é possível cruzar dados, conferindo se há divergência de dados entre o declarado e o que se deveria declarar.
Dúvidas Sobre Imposto de Renda Malha Fina
Uma das maiores dúvidas sobre imposto de renda malha fina refere-se ao que fazer quando sair na malha fina.
Se você verificar que está na malha fina, faça uma declaração retificadora o quanto antes, pois se a Receita Federal convocar para prestar esclarecimentos você não mais conseguirá apresentar a declaração retificadora, o que poderá culminar em multa.
Pode ocorrer do documento apenas gerar dúvida na Receita Federal, o que fará com que caia na malha fina também. Se você tem certeza de que as informações prestadas estão todas corretas, separe os documentos comprobatórios e aguarde até ser intimado ou notificado pela Receita Federal para entregar os documentos que possui. Você poderá se antecipar e agendar atendimento para a entrega dessa documentação.
Programa para Imposto de Renda Malha Fina
Inicialmente, para você verificar se está na malha fina não é necessário instalar nenhuma programa para imposto de renda malha fina . Você deverá conferir o status da sua declaração acessando o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal informando seu CPF, código de acesso e senha.
Se ficar constatado que caiu na malha fina, você poderá corrigir o erro das duas formas já ditas anteriormente: enviando uma declaração retificadora de dados incorretos; ou agendar ou aguardar intimação/notificação para apresentar os documentos que possui que comprova que a declaração está correta.
Consultar Imposto de Renda Malha Fina
Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente.
Após enviar a declaração, você poderá consultá-la integralmente no site da própria Receita Federal, porém, se houver algum erro, deverá apresentar uma declaração de retificação dentro do prazo estipulado para que não caia na malha fina e não pague multa pela declaração errada. Por isso, fique atento na hora de preencher os campos e confira detalhadamente todo o preenchimento antes de enviar para a Receita Federal.
Para consultar o imposto de renda malha fina você deverá acessar a Central de Atendimento Virtual, da forma e link mencionado anteriormente. Assim, você poderá retificá-la rapidamente, caso tenha caído na malha fina, ou se antecipar e apresentar a documentação que comprova que a sua declaração está correta a fim de evitar multas.
Se esta é a sua primeira declaração de imposto de renda, consulte um contador ou pessoa já experiente no preenchimento dos dados para que não haja nenhum erro no momento de declarar o imposto referente aos valores efetivamente recebidos por você no ano anterior. Também poderá entrar em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.