Economia
Imposto de Renda Fato Gerador 2023 – O que é, Dúvidas
O imposto de renda fato gerador 2023 é devido quando ocorre a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, conforme o Código Tributário Nacional.
Dúvidas sobre Imposto de Renda Fato Gerador 2023
Algumas dúvidas sobre imposto de renda fato gerador 2023 frequentes são:
- Qual o momento da ocorrência do fato gerador? O fato gerador ocorre na data da aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda pu proventos de qualquer natureza.
- Qual o momento da ocorrência do fato gerador de rendimento oriundo do exterior por sociedades brasileiras? O momento do fato gerador, neste caso, é a data da realização financeira do lucro (distribuição de dividendos pela subsidiária estrangeira). Para maiores informação, consultar a Lei nº 9.532/97.
- Qual a base de cálculo do imposto de renda para pessoas físicas e jurídicas? A base de cálculo para pessoas físicas são os rendimentos e ganhos de capital. Para pessoa jurídica é o lucro real, presumido ou arbitrado em relação ao período de apuração correspondente. A pessoa jurídica tributada com base no lucro real pode optar pela tributação anual. A PJ deverá apurar o lucro real em 31 de dezembro de cada ano, sob as regras de apuração trimestral em relação às adições, compensações e exclusões.
- Qual o momento do fato gerador do imposto recolhido no Carnê Leão? O fato gerador, no caso, ocorre no momento de cada recebimento, ainda que o rendimento esteja sujeito aos ajustes mensais e anuais.
Programa para Imposto de Renda Fato Gerador 2023
A Receita Federal lançou o programa para declaração de imposto de renda. Antigamente era necessário que você fizesse o download todo ano, pois ele era modificado. Porém, atualmente, você poderá baixá-lo e apenas ir inserindo as informações anualmente, já que o programa gera a declaração sem conflito com a anterior.
Para baixar o programa para imposto de renda fato gerador 2023, acesse o site oficial da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf) e faça o download quando o IRPF 2023 estiver disponível.
Após instalá-lo, insira todos os dados referentes à declaração que você fará. No caso de dúvidas sobre como preencher e declarar, contrate um contador para fazer sua declaração.
Consulta do Imposto de Renda Fato Gerador 2023
Após preencher os dados, confira se está tudo correto para não ter que retificar a declaração posteriormente. A consulta do imposto de renda fato gerador 2023 para tirar todas as suas dúvidas deve ser feita previamente. Assim, você evita erros no momento da declaração que podem te levar a ter que retificar ou até mesmo cair na malha fina da Receita Federal.
Se você ainda tem dúvidas, consulte um contador de confiança para te explicar e dar todas as dicas ou entre em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site. Caso ainda fique inseguro para enviar sua própria declaração, vale a dica anterior: contrate um contador para que este faça sua declaração sem erros, evitando maiores dissabores posteriormente.