Economia
Está endividado? 5 Passos para quitar as dívidas e sair do sufoco!
Quitar as dívidas e começar a investir é o desejo de inúmeros brasileiros. No entanto, organizar as finanças para conseguir dar os primeiros passos no mercado financeiro pode não ser uma tarefa assim tão simples, despertando uma série de dúvidas em investidores iniciantes.
Assim, reunimos alguns dos principais passos para que você possa iniciar a sua trajetória no mercado financeiro com sucesso, identificando novas oportunidades para administrar de uma forma melhor os seus rendimentos.
Porém, é cabível destacar que é essencial que você tenha um planejamento financeiro adequado antes de começar a investir.
As dívidas comumente são alguns dos principais empecilhos para aqueles que desejam começar a investir, gerando uma dúvida muito comum: Devo começar a investir mesmo estando endividado?
Pois bem, esta é uma questão que envolve alguns fatores. Em geral, especialistas em finanças recomendam que as dívidas sejam quitadas antes de começar a investir, tendo em vista que comumente os juros gerados em dívidas são superiores aos ganhos da maior parte de qualquer investimento.
No entanto, existe situações específicas em que se torna viável investir mesmo possuindo dívidas ativas. Porém, essas são situações muito específicas, e que requerem um bom conhecimento sobre finanças para tornar-se viável.
Passos essenciais para quitar as dívidas
- Faça um levantamento de suas dívidas
Fazer um levantamento de suas dívidas é fundamental para saber o valor total de suas dívidas ativas. O levantamento de suas dívidas será essencial ara determinar quais serão os próximos passos para quitá-las e posteriormente começar a investir.
- Faça uma análise de como tem sido a sua postura financeira
Pense nos principais fatores que o levaram a ter dívidas acumuladas. Reflita sobre como tem sido a sua postura financeira e se você tem agido de forma coerente em relação às suas finanças.
Tente identificar se você, em algum momento, tem aplicado o seu dinheiro em gastos desnecessários e como essa atitude tem impactado a sua vida financeira.
- Elabore um planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro devidamente estruturado é essencial para a sua saúde financeira. Faça um levantamento de custos e saiba exatamente qual é o valor do seu custo de vida, pois esta será a base de sua atuação financeira, determinando o quanto você terá disponível para iniciar seus investimentos.
Assim, é fundamental saber o valor do seu custo de vida para então começar a planejar sua atuação no mercado financeiro.
- Faça um planejamento para quitar as suas dívidas
Estar com as contas em dia é algo essencial para a sua saúde financeira. Dessa forma, antes de começar a investir, estruture um planejamento para quitar as suas dívidas. Tentar renegociar as suas dívidas pode ser uma estratégia válida, no entanto, você deve estar atento aos percentuais de juros aplicados na renegociação, evitando juros abusivos que possam comprometer ainda mais o seu orçamento financeiro.
É essencial que você possua um orçamento financeiro devidamente estruturado antes de investir. Ressaltando ainda que você deve ter uma reserva de emergência antes de iniciar seus investimentos.
Uma reserva de emergência basicamente é uma quantia de dinheiro que você reserva para o caso de eventuais imprevistos e situações inesperadas. Comumente uma reserva de emergência equivale ao valor de seis meses do seu custo de vida.
- Buscando o conhecimento necessário para começar a investir
Ter conhecimento sobre o mercado financeiro será essencial para a sua atuação. Assim, dedique-se na busca por informações capazes de lhe agregar conhecimento sobre o mercado financeiro, conhecendo as diferentes estratégias de investimento comumente adotadas pelos diferentes perfis de investidores.
Identifique ações e estratégias que sejam coerentes com o seus objetivos em relação ao mercado financeiro, construindo de forma gradativa a sua atuação no mercado de finanças.