Direitos
Confira o calendário de Prova de Vida do INSS e aprenda como deve fazer
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social que não puderam fazer a prova de vida obrigatória em 2021 devem regularizar a situação, já que os benefícios vencem em fevereiro deste ano.
Prova de Vida do INSS é obrigatória novamente
A Prova de Vida do INSS é obrigatória novamente e, para aqueles que não puderam fazê-la no ano de 2021, devem ter atenção aos prazos já que, começam a vencer em fevereiro. Inicialmente, seria encerrado em janeiro, entretanto, o governo resolveu prorrogá-los em dezembro do ano passado.
O aposentado ou pensionista que atrasar a prova de vida terá o pagamento do benefício bloqueado em 1° de julho e será cancelado após um período determinado.
Esta medida visa provar que a pessoa beneficiária está viva para que os pagamentos continuem sendo feitos. A exigência havia sido suspensa entre março de 2020 e maio de 2021 e em outubro, o início da pandemia e o segundo pico de casos do vírus.
INSS divulga calendário e informa que ao menos 3,3 milhões de segurados precisam fazer a prova de vida
De acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social, ao menos 3,3 milhões de segurados devem fazer entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano passado. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começam a ser suspensos em fevereiro caso a prova de vida não seja realizada nesse período já informado. O bloqueio dos benefícios passa a valer em 1° de julho para todos.
A fim de evitar aglomerações nas agências bancárias, segue o calendário conforme o mês de nascimento.
- Até 28 de fevereiro de 2022 – quem tem prova de vida vencida até dezembro de 2021;
- Até 31 de março de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre janeiro e junho de 2021;
- Até 30 de abril de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021;
- Até 31 de maio de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre setembro e outubro de 2021;
- Até 30 de junho de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre novembro e dezembro de 2021.
Aprenda a fazer a prova de vida até mesmo online
Para fazer a prova de vida basta o beneficiário ir ao banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos, com biometria ou através do atendimento pessoal nas agências bancárias, sendo necessário levar o cartão de débito e o documento com foto.
Caso o beneficiário tenha a partir de 80 anos ou dificuldade de locomoção é permitido pedir a visita em domicílio para a prova de vida. Entretanto, é preciso agendar um horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”.
Também é possível fazer a prova de vida online, basta ter o aplicativo “Meu INSS” e ter a biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, é só seguir as instruções para fazer a prova de vida através do aplicativo:
- Acesse o aplicativo, clique na opção “prova de vida”;
- Selecione “iniciar prova de vida” (vale lembrar que precisa ter instalado o aplicativo “meu gov.br” no celular para essa etapa);
- Ao clicar em “iniciar prova de vida” você será direcionado ao aplicativo gov.br, selecione “autorizações”;
- Clique em autorizar a realização da prova de vida e permita a checagem da sua biometria facial para comprovar que é você que está fazendo o pedido;
- Abraça a câmera frontal no aplicativo e encaixe o rosto no contorno exibido na tela para tirar a foto;
- Após isso, vá para o aplicativo “Meu INSS” para confirmar se a prova de vida foi reconhecida e veja o resultado.
Após todos esses passos, basta ter atenção aos prazos e ao passo a passo apresentado para cada forma de fazer a prova de vida do INSS.