Economia
Como fazer uma Previdência Privada
Diferença Entre Os Tipos De Previdência
Durante nossa vida no mercado de trabalho, temos a ciência de que ao olhar nosso holerite veremos um desconto para o INSS. Para muitos, há um desconhecimento sobre o que de fato simboliza essa contribuição. Para contextualizar, a previdência social é um formato de seguro que garante a renda para o trabalhador que contribui e para sua família no caso de algum acontecimento previsto na cláusula, como doença, prisão, morte, velhice e acidente.
Há muitos benefícios que asseguram esse direito para o futuro. Entretanto, sabe-se que essa contribuição é obrigatória e adota o regime conhecido por repartição simples. Logo, de modo mais direto, os trabalhadores ativos e contribuintes financiam o trabalhador aposentado.
Mas não há apenas esse modelo de contribuição, há a previdência complementar, ela é de caráter particular, servindo como um complemento do INSS, a previdência social. Você utiliza como uma espécie de reserva pessoal investida, contabilizada a partir da sua contribuição durante os anos que você aportou. Uma das diferenças mais gritantes entre os tipos de previdência é que a previdência complementar utiliza o regime de capitalização.
No qual o contribuinte insere seu dinheiro em um fundo e com o passar do tempo, esse dinheiro irá render, e com essa rentabilidade o patrimônio tende a crescer, logo contribuindo para a complementação da aposentadoria. Pode-se considerar um investimento a longo prazo e o valor investido é de escolha do titular, não há limites.
Vantagens da Previdência Complementar
Além de ter uma complementação na renda para a aposentadoria, esse plano também oferece alguns benefícios interessantes. Para quem é investidor e já ouviu falar em “Come Cotas”, sabe que é uma cobrança aplicada em fundos de investimento de acordo com um período sobre os retornos do investimento.
Entretanto, os fundos da previdência privada são a exceção nessa regra, logo, a cobrança do imposto de renda sobre esse investimento é aplicada apenas no momento do resgate.
Há também o benefício que no caso de falecimento do titular do benefício, o rendimento e o dinheiro colocado durante o período, será passado para os herdeiros e sem necessidade de inventário. E com isso, conta com a permissão para o beneficiário realizar o resgate do dinheiro quando quiser, podendo retirar todo o valor em uma única vez ou converter para uma renda mensal, independentemente do número de contribuições que foram pagas.
Como Decidir O Momento De Investir?
Há uma cultura enraizada em esperar o momento certo para investir, o fato é que não há momento ideal, o ideal é a prospecção de futuro e basear o investimento nos objetivos a longo prazo. A previdência complementar é uma opção segura e com flexibilidade, então quanto antes iniciar os aportes, maior será o valor a ser resgatado.
Através dos benefícios tributários e a rentabilidade segura, os planos a longo prazo serão melhor desenvolvidos, independente da idade, para obter um descanso de maneira segura e manter a estabilidade durante a incerteza, quanto antes se programar, melhor será o retorno obtido.