Governo
Calendário de pagamento do INSS 2021
Os cidadãos que são aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui um calendário de pagamentos estabelecido até o final de 2021. Cabe destacar que as datas estão dispostas conforme o último número de cada benefício.
Na realidade, os pagamentos possuem dois tipos de calendários distintos: para os beneficiários que recebem um salário mínimo (R$1.100) ou um valor superior a esse.
Da mesma forma que ocorreu no ano passado, em 2021 não haverá o pagamento do 13º salário no segundo semestre. A fim de auxiliar os beneficiários nessa pandemia do novo coronavírus, as duas parcelas do 13º foram antecipadas e pagas nos meses de maio e junho.
Conforme se citou anteriormente, a data em que o benefício será depositado vai depender do número final do cartão de benefício, sem levar em consideração qual é o último dígito verificador, que consta depois do traço.
Os pagamentos se iniciam antes para aqueles que ganham o piso. Além disso, o pagamento de cada competência é efetuado no mês subsequente. Sendo assim, o pagamento da competência de julho começou a ser realizado no dia 26 de julho e se estende até o dia 6 de agosto para quem recebe benefício até o piso.
Agora, por outro lado, o pagamento do benefício para aqueles que recebem um valor acima do salário mínimo começou a ocorrer na segunda-feira (02).
É fundamental que se averigue se os valores pagos estão corretos, sem nenhum desconto indevido. No próprio extrato de benefícios, que exibe os valores, o banco onde foi pago e a data, pode ser acessado pelo site Meu INSS.
Como consultar o extrato do benefício no Meu INSS
- Entre no site Meu INSS;
- Selecione a opção “Extrato de pagamento de benefício”
- Caso queira, o cidadão pode imprimir o documento.
Portal Meu INSS
- Site: https://meu.inss.gov.br
- Aplicativo Meu INSS