Direitos

As principais mudanças do INSS em 2022

Publicado

em

Com a Reforma da Previdência de 2019, terão mudanças do INSS em 2022, algumas alterações assim que virar o ano. Os principais pontos foram mudados para afetar quem vai dar a entrada no pedido para se aposentar.

Principais mudanças INSS em 2022

Vale lembrar que  existem mais alterações que serão a partir de 2023 também. Uma delas é a idade mínima de aposentadoria das mulheres, que passa a ser de 63 anos e contribuição de pelo menos 15 anos. Assim a outra é que os homens só poderão se aposentar com no mínimo 65 anos de idade e 20 de contribuição. A transição das vem acontecendo desde 2019, logo, fique por dentro de todas as mudanças do INSS em 2022 agora.

Transição das mulheres

Em 2022, as mulheres terão acréscimo de mais seis meses na idade mínima para se aposentar. Com isso, poderão se aposentar as mulheres que têm 61 anos e 6 meses.

A mudança de acordo com alterações da Reforma da Previdência ficaram dessa forma:

  • A partir de 1º de janeiro de 2020: 60 anos e 6 meses;
  • A partir de 1º de janeiro de 2021: 61 anos;
  • A partir de 1º de janeiro de 2022: 61 anos e 6 meses;
  • A partir de 1º de janeiro de 2023: 62 anos.

Aposentadoria por pontos

Quem escolher se aposentar por pontos no próximo ano a regra vai ficar diferente, então é bom se atualizar:

  • Soma a idade, que é no mínimo de 57 anos e 6 meses, com o tempo de contribuição, para mulheres 89 pontos;
  • Soma a idade, que é no mínimo de 62 anos e 6 meses, com o tempo de contribuição, para homens 99 pontos.

Para as mulheres é preciso que ela tenha contribuído pelo menos 30 anos com o INSS e para os homens o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos. A mudança visa beneficiar pessoas com idade menor, porém com grande tempo de contribuição.

Calculadora do INSS

Para ajudar a diferentes públicos, o INSS criou uma calculadora para ajudar as pessoas que não entendem ou desconhecem a reforma. Com isso, é possível saber se o candidato tem direito a aposentadoria ou quanto falta para que isso aconteça.

Ela foi criada para ajudar principalmente para ajudar trabalhadores rurais e servidores públicos que ainda mantêm dúvidas sobre a Reforma da Previdência. É preciso logar e criar uma conta no INSS para ter acesso.

Você pode começar clicando aqui.

Novos pagamentos do INSS em 2022

Cerca de 24 milhões de segurados recebem até um salário mínimo e 12 milhões ganham acima do teto nacional. Os que recebem acima do piso receberão na segunda dia 3 de janeiro de 2022. Logo, os que recebem  salário mínimo começam a receber no dia 23 de dezembro até 7 de janeiro.

O calendário de pagamento do INSS do próximo ano já foi divulgado. Além disso, já está reajustado o valor do salário mínimo de R$ 1.210,44. Se mantenha atualizado, continue nos acompanhando para saber mais.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile