Economia
Aprenda a não ter medo de investir e iniciar com pequenos aportes
O medo de investir é presente entre muitos lares brasileiros. O principal motivo é a falta de informação sobre o assunto e, pensando nisso, confira aqui como investir sem problemas.
Entenda o que é investimento
Ao pensarmos em investimento, deve-se pensar que você irá aplicar uma determinada quantia (capital) com alguma expectativa de um benefício futuro, ou seja, que essa quantia tenha alguma alguns valores a mais futuramente.
Mas, muitos acreditam que para investir é necessário ter um grande capital ou investir semanalmente. O que seria muito bom para aqueles investidores que possuem um perfil mais ousado, mas para aqueles que estão iniciando, uma coisa é certa: não é preciso ter pressa para aplicar seu dinheiro.
Por isso, é necessário que conheça os pormenores do assunto para que esteja adequado ao seu perfil de investimento e, principalmente, adepto as suas expectativas.
Benefícios de investir
Conheça logo abaixo os principais benefícios de investir corretamente no mercado e não seja deixado para trás no que diz respeito às suas expectativas e finanças.
- Autonomia com suas finanças;
- Maior segurança com o futuro;
- Garantia de uma aposentadoria confiável;
- Conhecimento do mercado;
- Rentabilidade e possibilidades de bonificações;
- Praticidade;
- Não é preciso muito dinheiro para investir.
O investimento permite você pensar a curto, médio e a longo prazo; tudo isso você apenas precisa decidir em quanto tempo quer o retorno do seu investimento. Os planos que tem feito são de curto, médio ou a longo prazo? São perguntas como essa que permite você analisar o quanto precisa investir e em quanto tempo. Um investimento eficaz é aquele que você irá garantir o tempo de rentabilidade dele proposto inicialmente.
Ou seja, se você investir R$ 20,00, mas em menos de um mês precisa dele, o investimento pode ter sido em vão. Já que, não deixou por tempo suficiente para que tenha uma rentabilidade.
Mas, é claro, leve em conta o tempo estabelecido para o cumprimento da meta e do retorno do investimento.
Veja como não ter medo de investir
Para perder o medo de investir, conheça inicialmente quais mercados que quer entrar ou conhecer. Por exemplo, se deseja investir em Tesouro Direto, Taxa Selic, Câmbio ou até mesmo na Bolsa de Valores.
Alguns investimentos indicados para os iniciantes são aqueles em que o risco de perda é menor, mas vale destacar que você precisa conhecer seu próprio perfil.
Ou seja, para perder o medo de investir conheça duas coisas:
- O mercado que deseja;
- O que você quer e é.
Não adianta conhecer todos os mercados, mas não saber o que quer para atender suas expectativas ou se está disposto a um investimento ousado que a garantia de retorno do investimento não é definida.
Por isso, para perder o medo de investir comece com investimentos pequenos e que não prejudicam seu bolso.
Invista, por exemplo, R$ 20,00 (vinte reais) no mercado que deseja mensalmente, deixe por lá até que dê um tempo adequado de retorno, seis meses ou um ano. Lembre-se de investir um valor que não irá fazer resgate dentro de uma semana. Se não, será apenas perda de tempo.
Para definir por quanto tempo deve deixar o seu investimento, vale lembrar para o quê está investindo. Ou seja, é para ter um novo carro? Garantir uma aposentadoria? Comprar uma casa? Realizar um intercâmbio? Ser mochileiro por alguns anos sem se preocupar com dinheiro e trabalho? Reflita sobre para definir quanto precisa investir dentro de um determinado período.
Vale destacar que o investimento de curto prazo dura, em média, 90 dias/seis meses. De médio prazo, são aqueles que você irá realizar o resgate dentro de 2 ou 5 anos.
A longo prazo dura, em média, acima de 5 anos.
Por isso, comece de pouco em pouco. Não é preciso arriscar tanto para investir bem, portanto, não perca a chance de uma garantia futura por conta do desconhecido. Há diversos mercados receptivos esperando por você!