Renda

Aprenda a não depender apenas do salário

Publicado

em

Está cansado de depender apenas do salário-mínimo ou o dinheiro não rende após um mês trabalhando sem parar? Separamos algumas dicas incríveis para que essa realidade mude e você desfrutar a vida com mais qualidade. 

Inflação e economia

Se você está começando no mercado de trabalho já deve ter notado o quão “cara” as coisas estão ou, aqueles que já estavam no mercado conseguiram notar a diferença catastrófica de anos anteriores desde os atuais em que se enfrenta a pandemia da Covid-19. 

A inflação com certeza tem se tornado a vilã em diversos lares, mas não deve ser por período permanente. 

A economia estar envolvida em repleto caos não significa que você deve ir junto. Por conta disso, separamos uma série de dicas incríveis para que você possa ter mais qualidade de vida. 

Não fique mais estressado pensando se vai conseguir pagar as contas no fim do mês, o aluguel e todas as responsabilidades habituais do cotidiano. Com as dicas presentes aqui você conseguirá ter mais qualidade de vida. 

Dicas

Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a não depender apenas do salário-mínimo.

  • Reserva de emergência;

Formar uma reserva de emergência fará com que você não dependa exclusivamente do salário e possa ainda desenvolver mais controle sobre o que gasta e o que ganha. Afinal, você terá uma “certeza” de que caso alguma coisa aconteça, não ficará com as mãos atadas diante do acaso. O que irá reduzir o estresse de já ter que lidar com imprevistos ou situações desagradáveis. Para formar a reserva de emergência basta você fazer um cálculo de multiplicação, você deve colocar a quantidade de meses contra quanto habitualmente gasta. Por exemplo: 6 x 800 =  4.800. O resultado da conta é quanto você precisa ter para conseguir arcar com os gastos por seis meses diante de um eventual desemprego. Mas, é claro, você deve utilizar a reserva de emergência apenas para emergências. Ou seja, não use levianamente. 

  • Freelancer;

Outra forma para evitar depender do salário é ser freelancer nas horas vagas daquilo que está habituado ou gosta de fazer. Se você adora ler e revisar, então será uma ótima experiência ser um freelancer que revisa textos e conteúdos de todos os tipos. O freelancer ainda poderá contar com plataformas seguras para realizar este trabalho que poderá funcionar apenas como renda extra. Algumas plataformas que valem a pena fazer o cadastro são o 99freelas ou o 20pila. Você poderá ser seu próprio chefe neste momento, sendo essencial apenas cumprir prazos. 

  • Poupança;

A poupança é diferente da reserva de emergência, mas por ser semelhante, é comum que confunda. Neste caso, utilize a poupança para arcar com as coisas menores, desta forma, quanto mais controle do que entra e sai da sua carteira, mais fácil será para conseguir economizar dinheiro e investir. 

  • Investimentos. 

Por último, investir é uma opção viável para aqueles que querem, algum dia, viver do retorno de investimento. Para esta opção vale a pena estudar um pouco sobre educação financeira, investimentos e como está o mercado antes de realizar qualquer movimentação. Isso porque há diversos estilos de investimentos e perfis de investidor, descobrir o seu é uma tarefa extra que exige atenção. Mas, é claro, com o investimento certo em locais seguros e taxas, vale a pena conferir seu retorno e arriscar (se for possível).

Agora que você sabe o que pode fazer, confira como fazer isso

Para não depender apenas do salário, conte com o planejamento financeiro e orçamentário, além de ter um profissional da área para ajudá-lo a estabelecer metas e limites. Há diversas plataformas para conseguir uma renda extra, basta visualizar suas reputações e, boa sorte! 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile