Renda

5 dicas para investir livre de problemas

Publicado

em

Quer investir, mas não sabe por onde começar ou quer começar a formar uma reserva de emergência ou até mesmo alcançar o sonho da casa própria? Confira as dicas incríveis que ajudam você a aprender a investir sem se meter em problemas. Veja abaixo. 

O ato de investir

O significado de investir é mais amplo do que o ato de poupar. Isso porque o ato de investir significa ter algum retorno, algum progresso por conta dos juros, já a poupança possui uma constante baixa de valorização. Ela não oferece retorno algum, apenas dinheiro parado. 

Ao falarmos de investimento podemos pensar não só em dinheiro, mas em tempo e diversas outras coisas. Você deve pensar que é loucura ou que não faz sentido algum, mas a verdade é que o tempo é um investimento constante que pode você pode escolher se será a curto ou a longo prazo. O resultado final depende desta única escolha e, por isso, vale a pena você se aventurar nessa amplitude. 

Ao falarmos do investimento em dinheiro devemos pensar antes em todos os seus objetivos e ofertas, por exemplo, se quer investir para ter alta rentabilidade e muito risco ou se quer uma rentabilidade, mas sem risco de perder o que já foi investido. É essencial saber disso e, principalmente, não esquecer qual é o seu perfil de investidor. 

Conhecer a si mesmo antes de entrar no mundo dos investimentos faz com que você evite cair em golpes neste ramo. 

Mas, ao falarmos de investir tempo significa abrir um leque de coisas que não dependem, necessariamente, de dinheiro. Como investir nos estudos para alcançar um título e um cargo em alguns anos, investir no descanso e na saúde mental que acarreta em maior produtividade e bem-estar no seu trabalho. Tudo isso diz respeito ao que você investe e, é claro, cada escolha disso possui um resultado. Incrível, não? 

Por isso, o ato de investir é tão essencial e amplo quanto o ato de poupar. E, isso, você não deve perder. 

Benefícios de investir

Agora que você já entendeu um pouco sobre o ato de investir e como é incrível, conheça os principais benefícios abaixo:

  • Possui uma fonte de renda passiva confiável;
  • Possui retornos maiores; 
  • Alternativas incríveis com pouco dinheiro;
  • Diversidade em carteira.

Você pode optar por títulos públicos ou ações privadas, além de escolher o título que mais lhe interessa de acordo com o seu perfil e objetivo. O retorno continua sendo maior do que os retornos da caderneta de poupança. Os benefícios ainda são maiores para aqueles que sabem o que querem e estão começando a traçar seus objetivos, já que a boa fonte de renda passiva oferece melhor segurança sobre a saúde financeira. Por isso, veja como aproveitar tudo isso abaixo. 

5 dicas para investir livre de problemas

“Investir sem problemas” nada mais e nada menos do que significa evitar cair em golpes e entrar em apuros e, para conseguir isso você deve seguir as seguintes dicas: 

  • Conheça seu perfil de investidor; 

Saber qual é o seu perfil de investimento evita frustrações sobre o que quer, já que estará alinhado a você mesmo. Se você é um investidor conservador será propício a investir em títulos com maior segurança e um perfil mais fechado, se for arrojado preferirá títulos que possuem um determinado risco, por exemplo. 

  • Defina quais são seus objetivos e metas;

Saiba o que pretende ganhar ao estar investindo, mesmo que não tenha certeza sobre o que quer, vale a pena ter um esboço do que é pretendido para conseguir alcançar isso.  

  • Estabeleça um tempo para cumprir com cada objetivo;

Defina um tempo para fazer o resgate de tudo que foi investido, dessa forma poderá ter mais controle sobre o que está sendo feito em sua vida e quais são suas conquistas.

  • Não comprometa o seu estilo de vida;

Faça um planejamento financeiro eficiente para evitar comprometer a sua qualidade de vida. O investimento em qualquer título não deve comprometer a sua rotina diária ou mensal, principalmente se não for o seu plano. O investimento deve agregar ainda mais sua qualidade de vida e auxiliar a atingir seus objetivos e não prejudicá-lo. 

  • Esteja atento ao mercado e ao título escolhido para investir. 

Estude o mercado e o título antes de escolher para que possa entender melhor suas altas e baixas, principalmente se a instituição escolhida é de confiança. 

Com estas dicas você evitará cair em golpes comuns que acontecem apenas por conta do desconhecimento, além de aproveitar ainda mais a experiência de investir em um futuro promissor. 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile