Economia
Prazo para saque do PIS\ PASEP termina em dezembro: Aprenda a realizar a consultar e sacar o valor
Está chegando ao fim o prazo para sacar o PIS\PASEP e existem ainda 450 mil trabalhadores que não acessaram esse valor!
Assim, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, os valores referentes a 2020 de abono salarial continuam lá. Logo, os beneficiários podem sacar entre R$101 até R$1200. Por isso, mostraremos como os esquecidos podem ter acesso ao dinheiro antes do prazo terminar em dezembro.
Então, se não quer perder o prazo, com isso, verifique se você ainda tem esse direito, fique com a gente até o final do artigo!
Se você esquecer os valores do PIS\PASEP o que acontece?
Se alguém por ventura, esquecer de retirar o dinheiro do PIS\PASEP ou não fizer por outro motivo não pode sacar em outra data. Contudo, o valor não vai desaparecer ou o beneficiário perder o dinheiro.
Logo, o valor é direcionado para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do trabalhador, isso de acordo com a Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020, de 31 de maio de 2020.
Portanto, se o beneficiário quiser pode deixar o valor guardado para juntar com o montante do FGTS em caso de precisar em outro momento.
Onde pode ser sacado o PIS\PASEP?
Existem dois bancos para dois diferentes tipos de trabalhadores em que podem ser depositados os valores do PIS\PASEP.
Se você for trabalhador de uma empresa privada, o seu dinheiro estará na Caixa Econômica Federal, logo, se for servidor público vai ser pago o valor no Banco do Brasil.
Além disso, no mês de dezembro acontece a divulgação do calendário de pagamento referente ao ano de 2021, previsto para 2023.
Valores do abono referente a 2020
O saque do PIS\PASEP é de um valor de um salário mínimo, porém, nem todos os trabalhadores recebem o valor integral. Contudo, para receber o valor do benefício é crucial seguir algumas regras:
- Ter os seus dados pessoais informado pelo empregador (PJ\ Governo) na Relação Anual de Informações Sociais(RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para verificar a situação do beneficiário;
- O trabalhador também deve ter trabalhado durante 30 dias no mínimo de maneira consecutiva ou não, no ano de apuração do benefício.
Como consultar o PIS pelo Caixa Tem
Para consultar o PIS é necessário acessar o site da Caixa ou baixar o app do Caixa Tem seguindo os passos a seguir:
- Baixar o app ou entrar na plataforma Caixa Tem;
- Após isso, inserir o CPF e senha de acesso para realizar o login;
- Logo, marque a opção “Não sou um robô”;
- Por fim, na lista de serviços possíveis dentro da plataforma, basta escolher a opção de “Abono salarial”.
Assim, em caso de um crédito do PIS estar na conta você vai verificar ele e poderá sacar o valor para sua conta.
Como sacar o valor do PIS\PSEP?
Você pode optar por duas opções de saque, através do cartão cidadão ou mesmo diretamente na agência do seu benefício. Logo, no caso do cartão cidadão você pode acessar o valor nas lotéricas, correspondentes da Caixa ou mesmo em autoatendimentos.
Com isso, em caso da agência é interessante estar com documento com foto para validar a operação indo diretamente no caixa do banco. Também é possível baixar diretamente no app do Caixa Tem, principalmente, se quiser fazer sem sair de casa!