Economia

PIX rejeitado: o que fazer?

Publicado

em

Só quem já teve um PIX rejeitado sabe a agonia e o desespero de não conseguir fazer a transferência. Algumas vezes o dinheiro demora para voltar à sua conta e aí a ansiedade é ainda maior. Nesses momentos é comum que muitas dúvidas passam pela sua cabeça, e a ansiedade pode chegar. Apesar de ser uma situação chata, fique tranquilo. Na maioria das vezes não há motivo para ficar nervoso e há opções a serem tomadas para resolver o problema.

Se você tem um PIX rejeitado agora, não há motivo para pânico. Continue lendo esse artigo e você descobrirá o que fazer e vai entender o que pode estar acontecendo.

O que é e porque pode acontecer o PIX rejeitado?

O PIX é uma ferramenta que revolucionou o mercado das transferências bancárias. Depois que o governo federal criou esse mecanismo, ficou muito mais fácil transferir dinheiro entre contas. Antes da criação do PIX só havia dois jeitos de transferir dinheiro entre contas bancárias diferentes: o TED e o DOC. A Transferência Eletrônica Disponível (TED), é um jeito de transferir em que o dinheiro chega na conta de destino no mesmo dia, em questão de minutos. Já o DOC, Documento de Crédito, é uma opção para enviar dinheiro que tem um limite de R$4.999,99.

Além desse detalhe, com o DOC o dinheiro só chega à conta de destino no dia útil seguinte. Além disso, para realizar tanto o DOC quanto o TED o cliente precisa pagar taxas aos bancos. Em alguns casos você não paga ao fazer transferência entre contas de um mesmo banco. Já quando você enviar dinheiro para uma conta de outro banco, você poderá pagar até R$20,00 em taxas, dependendo de qual é o seu banco.

Por isso fazer transferências sempre foi difícil, demorado e caro para o cliente. Então o PIX representou uma grande mudança pois agora é fácil, rápido e gratuito fazer transferências de e para qualquer banco a qualquer hora do dia ou da noite. Apesar disso, algumas coisas ainda podem acontecer para que o seu PIX não seja aprovado e você tenha o PIX rejeitado.

Dados incorretos

Para fazer uma transferência via PIX você precisa ter a chave pix da conta para a qual deseja transferir o dinheiro. Essa chave pode ser um número de telefone, um CPF, endereço de e-mail ou outra chave aleatória. Por isso é importante ter certeza de que a chave pix que você tem em mãos é a correta, caso contrário o banco pode rejeitar seu PIX. A maioria dos bancos te informa caso haja algum erro na chave pix, por isso fique atento às mensagens que surgirem no aplicativo do banco.

Saldo insuficiente

Para transferir dinheiro é preciso ter saldo na sua conta que seja igual ou superior ao valor que você deseja enviar. Caso contrário, o banco não irá permitir a transação. Apesar de várias instituições darem a opção de PIX parcelado ou PIX descontado no cartão de crédito, nem sempre isso ocorre. Nos casos em que essas opções não estiverem disponíveis, você pode ter o PIX rejeitado caso não tenha saldo na conta.

Se você optar por fazer um PIX usando o saldo do cartão de crédito, certifique-se de que ainda tem limite no cartão para isso. Caso contrário a transação não será concluída.

Limite insuficiente também gera PIX rejeitado

Mesmo que você não opte por descontar o valor do PIX na fatura do seu cartão de crédito, ainda é possível que seu PIX seja rejeitado por falta de limite. Isso acontece porque alguns bancos criaram limites de transferência diários via PIX. Isso aconteceu para tentar ajudar a evitar golpes e roubos usando esse meio. Portanto, verifique junto ao seu banco qual é o seu limite diário de transferências via PIX.

Além disso, fique atento ao fato de que em alguns bancos há um limite ainda mais restrito para operações feitas em alguns horários. É possível que seu limite para PIX seja ainda menor para envios de dinheiro realizados durante a madrugada, por exemplo. Isso varia bastante entre os bancos e na maioria das vezes você pode personalizar os limites. Por isso fique atento e informe-se junto ao seu banco, pois esse pode ser o motivo de você ter seu PIX rejeitado.

O sistema do banco pode estar instável

Embora possa parecer difícil, isso tem sido muito mais comum do que todos gostariam. Nas últimas semanas alguns bancos já tiveram oscilações no sistema que acabaram tirando o PIX do ar por algumas horas. É claro que isso causou enormes transtornos e muito desespero entre os clientes. Caso isso aconteça seu PIX também poderá ser recusado.

Caso esse tipo de erro ocorra, a causa pode ser tanto o sistema do seu banco quanto o do banco da conta de destino do dinheiro. Nesses casos vale a pena tentar entrar em contato com os bancos e verificar se está tudo ok com o sistema de PIX. Caso esteja tudo certo, verifique se o erro não está acontecendo devido a um dos problemas anteriores. Na pior das hipóteses, caso nada dê certo e o erro persista, então cabe a você procurar auxílio em uma agência física do banco ou através do número do serviço de atendimento ao cliente do mesmo.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile