Economia
Pix internacional: Novo projeto quer conectar transações em 60 países
Uma das ferramentas mais úteis dos últimos anos, o pix agora vai ganhar uma versão internacional!
Além disso, hoje é quase unanimidade que as transações via pix são úteis e ajudam milhares de pessoas. Principalmente, para facilitar pagamentos e recebimentos de maneira instantânea em diversos estabelecimentos.
Com isso, surgiu o projeto Nexus, que visa habilitar a opção de pix para diferentes países melhorando as transações internacionais. A ideia desse sistema tem o apoio de diferentes instituições, especialmente, pelo Bank Of International Settlements (BIS).
Por isso, as fases de teste já deixam muitas pessoas entusiasmadas para promover as transações instantâneas para diferentes países.
Então, se quer entender como vai funcionar o pix internacional e como poderá ser útil na vida dos turistas e da população, fique com a gente até o final!
Em quanto tempo o projeto Nexus sai da fase de testes?
Existem diferentes fases de testes que o BIS, que é o banco central mundial, vem fazendo com o projeto. Atualmente, a fase do projeto está na prova de conceito, que procura avaliar as transações nos países selecionados.
Assim, o BIS está coletando dados e analisando de diferentes países, de diferentes continentes para melhorar o projeto. Alguns dos mais participativos são Cingapura, Malásia, Itália e principalmente o Brasil, como observador do projeto.
A intenção é avançar com o projeto para melhorar a competitividade e aumentar as opções disponíveis no mercado para operações comerciais. Dessa forma, os preços dos produtos e serviços ficariam mais competitivos e com menos restrição.
Principais vantagens do projeto Nexus
São muitos benefícios que envolvem o pix internacional, principalmente, para os turistas que podem arcar com diferentes compras de maneira mais rápida. Além disso, podendo ter um valor mais baixo para realizar diversas atividades dentro do país.
Especialmente, por conta da conversão da moeda que será menos por conta da unificação do sistema. Outros fatores são a agilidade que o turista poderá fazer transações dentro de países diferentes, sem a necessidade de tanta burocracia.
O sistema também promete ser uma forma de pagamento e recebimento de valores mais seguros. Sendo adicionado cada vez mais no cotidiano desses países para melhorar a economia local por conta da transação acelerada de dinheiro no país.
Segurança do pix internacional
O principal fator de segurança é garantir uma fiscalização boa, especialmente, por conta do desenvolvimento do projeto. Vale lembrar que com o pix também surgiram diversos golpes e crimes e novos são esperados com o projeto Nexus.
Toda tecnologia vem para melhorar a vida das pessoas, porém, fica mais passível de criminosos que usam ela e má fé. Por isso, a segurança é uma preocupação para evitar o maior número possível desses crimes que podem ser feitos através de pix.
Além disso, com a facilidade de transações, os dinheiros “sujos” também terão facilidade de rodar pelos países. O que pode causar alguns problemas também, logo, são fatores que estão sendo testados para evitar esses males.
Os países que querem começar a fazer pix
Os EUA já estão preparando o método de pagamento que parece com o nosso pix, o FedNow, que começa a partir de setembro. A previsão é que o recurso seja lançado entre maio e julho de 2023 com a participação de mais de 120 bancos.
“A disponibilidade imediata de dinheiro pode ser especialmente importante para famílias que administram suas finanças de salário em salário ou pequenas empresas com restrições de fluxo de caixa”, afirma Brainard.
Além disso, outros países como Canadá e Colômbia devem começar a usar o sistema de pix de maneira mais usual. O sistema de pagamento está ganhando cada vez mais notoriedade para melhorar a vida de diversas pessoas no mundo.