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Como Ter Lucro em Meio às Constantes Transformações do Mercado
Como empreendedor, você já notou que a sua empresa tem grandes desafios em acompanhar as constantes transformações do mercado? Pois bem, saiba que este é um fator que também influencia diretamente na lucrabilidade do seu negócio, afetando diretamente a performance da sua empresa.
O mercado está em constante processo de transformação, isso é um fato. Mas com a popularidade das mídias sociais, há a impressão de que esta transformação tem ocorrido em um ritmo muito mais acelerado quando comparada às décadas passadas.
O fato é que nos dias de hoje, uma empresa, para ter lucro, precisa ser capaz de acompanhar essas mudanças. E mais do que isso, precisa ser capaz de se adaptar às necessidades de seu público consumidor e ter a capacidade de inovação como um diferencial em seu negócio.
O que dita as transformações do mercado
Muitas são as questões que influenciam diretamente nas constantes transformações do mercado, envolvendo fatores sociais, políticos e econômicos. Assim, estar por dentro do contexto social que envolve o seu nicho de mercado é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Mas na prática, o que isso quer dizer?
Na prática este contexto basicamente evidencia a necessidade de as empresas estarem antenas às situações e fatores que tem feito parte do seu segmento de mercado. Ou seja, é fundamental que o seu negócio esteja atrelado ao seu nicho de mercado.
Neste contexto, as tendências surgem como fatores norteadores para empresas que desejam evoluir juntamente com o mercado que a envolve. As tendências são agentes norteadores, elas evidenciam o que está e o que estará em alta no mercado de acordo com a ocasião que o envolve.
O que nos leva a outra importante questão sobre as transformações do mercado: As ocasiões mudam!
Isso mesmo!
Este parece ser um contexto consideravelmente simples, mas que ainda assim possui extrema relevância na atuação de uma empresa na sociedade que a envolve. Pense, por exemplo, em uma loja de roupas, as estações do ano vão ditar diretamente as tendências do mercado, e este é um fator essencial para a lucrabilidade do negócio.
Mas não basta apenas, ainda de acordo com o nosso exemplo, vender roupas de acordo com a estação do ano. O público busca aquilo que está em alta, com peças, cores e modelos que serão tendência na estação, fator que evidencia, de forma clara, a importância de uma empresa estar próxima ao seu público-alvo.
Este conceito é válido para todos os segmentos de mercado, pois mais do que buscar aquilo que ele precisa, o público consumidor vai em busca do que está em alta no mercado, daquilo que é tendência, que é inovador e que lhe proporcione a melhor experiência em relação a um determinado produto.
Como ter lucro e ser uma empresa inovadora
Diversos são os fatores que influenciam na lucrabilidade de um negócio, onde podemos destacar os seguintes pontos:
- Conheça o seu público-alvo, sabendo exatamente quais são as suas necessidades e desejos.
- Conheça as tendências do mercado, avaliando aquilo que está em alta no ramo de atuação da sua empresa.
- Inove em seus processos, sendo uma empresa maleável e que sabe atuar em um cenário de constantes transformações.
- Tenha uma atuação digital assídua, pois este é um fator que influencia diretamente na performance do seu negócio.
- Aposte em estratégias digitais como uma forma de aumentar os ganhos do seu negócio.
- Seja uma empresa maleável, evitando que enfaixar em uma atuação fixa. Ou seja, saiba adaptar as questões necessárias para que o seu negócio permaneça em alta no mercado.
Porém, a sua empresa precisa ser capaz de avaliar quais são as tendências que de fato serão benéficas para o seu negócio levando em consideração o público-alvo da sua empresa. Ou seja, para alcançar uma boa taxa de lucrabilidade e seguir em alta no mercado, não se faz necessariamente essencial que a sua empresa incorpore todas as tendências que são lançadas no mercado.
Ao invés disso, seja capaz de avaliar quais tendências de fato condizem a sua atuação de mercado da sua empresa e como você pode incorporá-las ao seu negócio sem perder a identidade e autenticidade da sua marca. Evidenciando que, mais do que conhecer as tendências do mercado, para ter lucros cada vez mais elevados, a sua empresa precisa ser capaz de filtrá-las e trazê-las para o seu negócio de uma forma que a essência do seu negócio seja mantida.