Negócios

Como Empreendedor, o Que Acontece se Eu Fizer Escolhas Equivocadas?

Publicado

em

“Ser empreendedor é assumir riscos calculados”, esta é uma das frases mais relevantes para aqueles que desejam ter um empreendimento de sucesso. Mas ainda assim, estamos sujeitos a fazer escolhas equivocadas, algo que nos leva a um importante questionamento: O que acontece se eu fizer escolhas erradas?

Imagem: Pinterest

Pois bem, inicialmente é fundamental ressaltarmos que todos nós estamos sujeitos a erros, isso é um fato. Mas em uma jornada empreendedora, erros podem significar grandes prejuízos financeiros e até o comprometimento de sua marca.

No entanto, existem formas de reduzirmos os impactos que possíveis erros podem ter em nosso negócio, possibilitando que estes sejam importantes aprendizados para a trajetória da nossa empresa.

Mas, na prática, o que isso quer dizer?

Quer dizer que não existem fórmulas para evitar erros, mas você pode traçar estratégias para que estes contribuam para o sucesso e desenvolvimento do seu negócio.

Ser empreendedor é saber transformar os erros em oportunidades

Quando vamos testar ou até mesmo apostar em uma nova estratégia, segmento ou inovação em nosso negócio, estamos sujeitos a uma série de fatores que podem fazer com que esta se torne uma escolha equivocada.

Note que você não pode evitar completamente as chances de erros, mas podemos reduzir o possível impacto que uma escolha equivocada terá em nosso negócio.

E como podemos fazer isso?

Através de planejamento!

Exatamente! Por mais intuitiva que seja a sua jornada empreendedora, você precisa, e muito, de planejamento. Isso porque pelo simples fato de você colocar uma ideia no papel, você já terá a oportunidade de identificar possíveis fatores que possam comprometer a sua ação ou estratégia.

Seria como dizer que você estará visualizando melhor a ideia ao colocá-la no papel. Pois dessa forma, você poderá analisar minimamente todas as questões que a envolve.

Note que você não pode evitar completamente as escolhas equivocadas em seu negócio, mas, você pode reduzi-las em sua atuação empreendedora.

Pois o planejamento é absolutamente a base de toda e qualquer ação ou estratégia empreendedora. Sem planejamento a sua empresa fica vulnerável a uma série de fatores que podem comprometer diretamente a sua performance no mercado.

O que vai acontecer se eu fizer escolhas equivocadas em meu negócio?

Imagem: GI Condominial

Como ressaltado, não há como impedir completamente as chances de errar em suas escolhas profissionais. Mas você pode ter estratégias pré-definidas para lidar com as escolhas equivocadas da melhor forma possível.

Pois, em meio às constantes transformações do mercado, é completamente normal que fiquemos vulneráveis ao erro, mas como empreendedor, você deve ser capaz de transformar escolhas que não surtiram o efeito planejado em grandes oportunidades e aprendizados.

Isso significa que você precisa ter o pleno domínio sobre o seu mercado de atuação, conhecendo as tendências, conhecendo seus concorrentes e sabendo exatamente o que o seu público-alvo espera do seu negócio.

Tendo em vista que dessa forma, você pode aplicar as correções necessárias e assim dar um novo rumo a uma escolha que não atendeu as suas expectativas.

Ou seja, você irá analisar os resultados obtidos, compará-los em performances anteriores do seu negócio, atrelá-la ao seu ramo de atuação e assim, traçar estratégias capazes de reverter este resultado.

Note que o erro não é o fim de uma trajetória, e sim a chance de darmos um novo horizonte às nossas escolhas e estratégias, pois é justamente nos momentos mais desafiadores que podemos encontrar a chave para o sucesso.

Neste sentido, também é comum que muitas vezes sequer percebamos que uma escolha ou estratégia não está surtindo o efeito que deveria. O que nos leva a outra importante questão que envolve a atuação de um empreendedor: A mensuração de resultados.

Pois somente ao mensurar os resultados de suas escolhas e estratégias e compará-los a ações anteriores você terá uma visão clara e concisa sobre o desempenho do seu negócio.

A mensuração deve se tornar um hábito em seu negócio, sendo este um dos mais importantes indicativos de performance da sua empresa. Tendo em vista que este evidenciará quais pontos de suas estratégias precisam ser revistas e auxiliará você, empreendedor, a reduzir o impacto que escolhas equivocadas podem ter sobre o seu negócio, guindo-o na busca por melhorias constantes e que possibilitem que o seu negócio esteja em progressivo processo de desenvolvimento.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile