Negócios
Auditoria: por que ela é essencial para a sua empresa
Se você tem uma empresa ou quer entrar no ramo da auditoria, mas não faz ideia para o que serve e a sua importância, não se preocupe. Encontre tudo que você precisa saber aqui!
O que é auditoria
A auditoria é uma análise das atividades desenvolvidas por uma empresa (independe de ser uma empresa de pequeno, médio ou grande porte). O principal objetivo da auditoria é verificar se as ações das organizações estão conforme planejadas por elas ou se estão de acordo com o que é estabelecido pela Lei.
Entretanto, ela possui duas subdivisões, sendo: auditoria externa e auditoria interna.
Veja abaixo:
- Auditoria interna: este tipo de auditoria é feita pelos colaboradores da própria empresa. Estes profissionais são responsáveis por examinar a adequação e a eficácia dos controles internos e das informações contábeis, financeiras e operacionais da organização. Tendo como objetivo alcançar um maior valor para as operações que são realizadas e auxiliando a atingir os resultados e metas através da abordagem sistemática, além de poder concluir sobre a qualidade dos registros e a segurança dos mesmos. Entretanto, o auditor interno não é subordinado aos departamentos que examinarem, ou seja, ele deve ser independente prestar informações aos gestores que o destinarem a execução das atividades. Por conta disso, faz-se jus que ele seja um profissional imparcial mesmo que seja colaborador da empresa.
- Auditoria externa: conhecida como auditoria independente, são executadas apenas por outras organizações, ou seja, por profissionais externos à companhia. A diferença desta auditoria é a total imparcialidade do auditor com a empresa auditada, já que atende aos interesses de investidores, instituições bancárias e também, o governo. Este processo visa examinar se as informações disponibilizadas pela organização estão de acordo com o que foi concedido e segundo as normas aplicáveis.
Vantagens da auditoria
Conheça as principais vantagens de ter auditoria para a sua organização:
- Garante maior utilização dos controles;
Nada adianta investir em controlar os processos internos e não saber se estão sendo efetivos, por isso ter uma auditoria permite verificar se os seus processos são bem aplicados e eficazes.
- Analisa a aplicação das políticas;
Não servindo apenas a uma ideia, a auditoria permite seguir à risca as políticas e revelar o quanto são praticadas e seus efeitos na organização.
- Avalia a efetividade das normas estabelecidas;
A auditoria permite evitar fraudes e outros problemas que decorrem da falta de ética ou corrupção. Desta forma, aplicam a conformidade de todos os processos.
- Antecipa e soluciona problemas;
Capaz de identificar problemas reais ou potenciais que podem pôr a empresa em risco, a auditoria possui autonomia para evitar que estes problemas surjam, ao mesmo tempo de minimizar os efeitos.
- Aumenta a confiabilidade da empresa;
Aumenta a confiança dos clientes, investidores, colaboradores e todos que estão envolvidos, já que está buscando transparência e eficiência máxima nos processos. O que demonstra o quanto é importante para a organização a boa gestão e processos dela.
- Auxilia na tomada de decisões.
Fusões, potenciais problemas identificados e quaisquer outros fatores encontrados na análise permite tomar uma decisão consciente com base no que foi relatado. Desta forma, os resultados serão mais satisfatórios.
Importância da auditoria para a sua empresa
Agora que você sabe tudo isso, deve ter entendido o porquê é tão importante para sua empresa. Ao investir na auditoria, seja interna ou externa, você permite trazer maior segurança e eficiência para a sua organização de forma sistemática, realista e imparcial. Os
resultados disso garantirão transparência e uma decisão responsável sobre o que poderá ser feito a curto, médio ou a longo prazo. Além de garantir a confiança de diversos públicos.