Economia

Mudanças do Pix para impedir e restituir por novos golpes via Pix 

Publicado

em

Para realizar as mudanças do Pix para impedir e restituir por novos golpes via Pix, o Banco Central está aumentando a segurança do sistema contra fraudes!

Por isso, as alterações que foram conversadas devem ser colocadas em prática a partir do fim deste ano de 2022. Com isso, mostraremos as principais mudanças que os usuários do Pix devem estar atentos para melhorar suas vidas através do serviço.

Principalmente, para promover mais segurança para os clientes que usam essa ferramenta que é uma das mais importantes atualmente no Brasil. Assim, vale lembrar que existem projetos para o “Pix” ser levado para outros países.

Além disso, existem projetos de um “Pix internacional”, logo, aumentar as medidas de segurança é fundamental para o processo. Então, se quer entender as principais mudanças do Pix no Brasil, continue com a gente até o final!

Suspeito de ser laranja e identificação de fraudes

Apesar de ser um índice baixo de usuários, existem medidas para identificar fraudes e especialmente encontrar contas laranjas. Hoje, apenas 0,007% das operações são feitas por esses tipos de problemas, contudo, uma forma de encontrar esses laranjas será através de marcação.

A fim de entender que se tratam ou não de contas laranjas ou mesmo contas de falsidade ideológica. Dessa forma, diminuindo ainda mais a incidência desse tipo de usuário do Pix em contas.

Isso por conta dos criminosos usarem contas de maneira temporária apenas para repassar valores para não serem pegos pelo sistema. Melhorando dessa forma a identificação com marcações e seguindo o rastro do dinheiro.

Histórico de fraudes via Pix

De acordo com as informações do Banco Central, aconteceram quatro incidentes com vazamentos de dados, principalmente por conta de falhas de segurança. Portanto, uma das alterações mais aguardadas é referente a proteção do sistema de participantes.

Nas situações pontuais que esses dados foram expostos o problema foi que os criminosos inseriram números no sistema bancário até acertar as chaves. As mudanças no histórico estão fazendo com que seja mais fácil rastrear o dinheiro e assim, encontrem mais o rastro dos valores.

Com isso, as instituições bancárias serão obrigadas a marcarem as operações com etiquetas suspeitas no caso de notificações suspeitas. Especialmente, com marcações de conta “laranja” ou de aluguel de conta que têm sido mais comuns nesses crimes.

De forma geral, os criminosos usam essas contas para realizar transações e não serem pegos no sistema. Dessa forma, utilizam essas contas de maneira temporária para ficarem abaixo do radar da Justiça.

Velocidade de ressarcimento de valores às vítimas de golpes financeiros

Agora, a cada vez que houver uma falha operacional ou a comunicação de golpe às instituições bancárias seja feito o processo de devolução dos valores mais rapidamente.

Além disso, o bloqueio que é feito em caso de problemas desse tipo hoje é feito apenas na conta que o dinheiro foi repassado. Dessa forma, os criminosos transferem o valor para outras contas, a fim de não serem descobertos.

Logo, os criminosos não eram descobertos por conta de fazerem essas transferências de maneira imediata. Por isso, com a mudança, com mais velocidade será mais fácil encontrar esses valores, aumentando a chance de recuperar o dinheiro para os clientes.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile