Imposto de Renda

Imposto de Renda na Fonte – Consultar

Publicado

em

A Declaração do Imposto sobre Renda Retido na Fonte (Dirf) é feita pela fonte pagadora, com o intuito de informar à Receita Federal:

  • Os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no Brasil;
  • O valor do imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para os beneficiários;
  • O pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados fora do Brasil;
  • Os pagamentos a plano de assistência à saúde coletivo empresarial.

Dúvidas sobre Imposto de Renda na Fonte


Uma das maiores dúvidas sobre importo de renda na fonte é o que deve ser instalado para que se possa enviar a declaração com segurança.
Informaremos, aqui no site, o que você precisa para preparar sua declaração e enviá-la sem problemas à Receita Federal.

Programa para Imposto de Renda na fonte

Inicialmente, você deverá instalar o programa Java atualizado instalado em seu computador. Acesse o link da Oracle (https://www.java.com/pt_BR/) e clique em “Download gratuito do Java”. Após baixar, clique sobre ele e mande instalar.
Fique atento, porque até a presente data não existe suporte para declaração de imposto sobre renda retido na fonte para Mac, da Apple, mas tão somente para Windows e Linux.
Instalado o Java, você está preparado para ir para a segunda etapa, que é o site da Receita Federal (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-imposto-de-renda).


Para facilitar para você, informamos um link direto onde o programa do Dirf para estará disponível, que é o https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-imposto-de-renda
Baixe-o e instale em seu computador para poder inserir os dados da declaração que enviará.

Consultar o Imposto de Renda na Fonte

Após preencher os dados, confira se está tudo correto para que não tenha nenhuma problema com a malha fina da Receita Federal.


Para consultar o imposto de renda na fonte após enviar a declaração anual para a Receita Federal é muito simples e fácil. Você poderá consultá-la integralmente no site da própria Receita, porém, se houver algum erro, deverá apresentar uma declaração de retificação dentro do prazo estipulado para que não caia na malha fina e não pague multa pela declaração errada. Por isso, fique atento na hora de preencher os campos e confira detalhadamente todo o preenchimento antes de enviar para a Receita Federal.
Para consultar sua declaração enviada e ter certeza de que está tudo certo, você deverá acessar a Central de Atendimento Virtual, no link https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-imposto-de-renda Assim, você poderá retificá-la rapidamente, caso tenha caído na malha fina, ou se antecipar e apresentar a documentação que comprova que a sua declaração está correta a fim de evitar multas.
Se esta é a sua primeira declaração de imposto de renda na fonte, consulte um contador ou pessoa já experiente no preenchimento dos dados para que não haja nenhum erro no momento de declarar o imposto referente aos valores. Também poderá entrar em contato com a própria Receita Federal, caso sua dúvida não seja sanada no próprio site.

Ausência de Retenção ou Recolhimento do Imposto de Renda

A fonte pagadora que não retiver ou não recolher o imposto ficará sujeita à multa de ofício e juros de mora. Assim, é preciso ficar atento à legislação vigente com a finalidade de reter o imposto nos casos legalmente previstos.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile